logo RCN

Alimento e veneno

 Alimento sem veneno é bom para todos. O desafio agora é transformar aquilo que muitos consideram ser apenas um nicho de mercado num processo de consumo de massa.

Finalmente foi lançado na manhã de 17 de outubro, em Brasília, O Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica – Brasil Agroecológico, que prevê investimento de R$ 8,8 bilhões em 125 iniciativas. O objetivo é articular políticas e ações de incentivo ao cultivo de alimentos orgânicos e de base agroecológica no país e a conservação dos recursos naturais. O plano está baseado em quatro eixos: 1) produção; 2) uso e conservação dos recursos naturais; 3) produção e transmissão de conhecimento; 4) consumo.
Coloca em destaque a Assistência Técnica e Extensão Rural e a rede de ensino e pesquisa pela importância fundamental na difusão no modo de produzir comida sadia que mereça ser chamada de alimento. Com o tempo poderemos observar a diminuição de muitas doenças provocadas pelos alimentos produzidos atualmente com a utilização de venenos.
A Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica instituída pelo decreto 7.794, lançada em 2012, já vinha oferecendo os princípios para os movimentos sociais, agricultores e consumidores se libertarem da produção e consumo de alimentos envenenados. A participação da sociedade na elaboração da política e do plano revela uma obra coletiva com muitos matizes e essa grande diversidade socioeconômica, ambiental e cultural é a sua fortaleza. 
O desafio agora é transformar aquilo que muitos consideram ser apenas um nicho de mercado num processo de consumo de massa. Estudos mostram que a venda de produtos agrícolas produzidos organicamente já soma mais de US$ 60 bilhões, demonstrando claramente que o mundo quer consumir comida saudável.
 
Referência:
SIMON. Álvaro. Alimento sem veneno é bom para todos. Diário Catarinense, Florianópolis, 8 de novembro de 2013.  
 
Vignatti, presidente do PT, visita Adjori e elogia Jornais do Interior Anterior

Vignatti, presidente do PT, visita Adjori e elogia Jornais do Interior

Pinhal da Serra FM presente no 30º Rodeio da Vacaria Próximo

Pinhal da Serra FM presente no 30º Rodeio da Vacaria

Deixe seu comentário