logo RCN

Apae de Anita Garibaldi comemora 31 anos de fundação

Já se passaram 31 anos desde o dia 20 de agosto de 1990, data que marcou o ato de fundação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - Apae de Anita Garibaldi, fundada pelo então prefeito Izidoro Marin a pedido da comunidade anitense.

Foram muitas lutas e conquistas até chegar em 2021, com uma estrutura adequada para atender bem os educandos, proporcionando serviços e atendimentos de qualidade e específicos para diferentes tipos de deficiências, avaliados por profissionais capacitados e dedicados a dar o melhor aos 94 educandos que frequentam a instituição advindos dos municípios de Anita Garibaldi, Cerro Negro e Pinhal da Serra.

O público alvo da Apae são pessoas com deficiência Intelectual, múltipla e autismo de todas as idades.

Atualmente a diretoria da Apae é composta por 33 membros voluntários, além do Clube de Mães Mãos Amigas, formado por 16 voluntárias.

A instituição oferece serviços especializados em três áreas, sendo elas da Assistência Social, conta com uma profissional da área da assistência social que trabalha com educandos e suas famílias. Disponibiliza do serviço de cadastro do cartão do autista e o cartão para passe livre através de credenciamento com a FCEE.

Na área da educação são prestados atendimentos especializados nas turmas de estimulação precoce para crianças de 0 a 6 anos de idade; a turma de AEE - Atendimento Educacional Especializado para alunos em idade escolar; a turma de Programa de Atividades Laborais, Serviço de Convivência e Serviço Especializado que visam trabalhar com os diferentes tipos de deficiências, buscando a autonomia, independência e melhoria na qualidade de vida dos educandos.

Na área da saúde são ofertados atendimentos com fonoaudiólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, médico psiquiatra além dos serviços de equoterapia e pediasuit, segundo a necessidade de cada educando.

Além de todo o trabalho desenvolvido, a equipe da Apae, trabalha incansavelmente na elaboração de projetos para angariar recursos para a manutenção das atividades.

Com o passar dos anos, a instituição foi se estruturando com melhorias no espaço físico, construção de um miniginásio para as atividades esportivas, padaria completa, salas mais espaçosas e equipadas para melhor atendimento dos educandos e trabalho dos profissionais.

Recentemente a associação juntamente com a diretoria e apoio da comunidade, adquiriu um lote junto a instituição para uma futura ampliação do espaço físico.

Dentre as atividades desenvolvidas na Apae, destaca-se o projeto 'Prevenir', que busca a prevenção das deficiências e já foi premiado duas vezes a nível estadual pelo bom desempenho, elaboração e abordagem junto à comunidade, fazendo parte da missão da Apae. Realiza também junto aos alunos, dentre outras, a coordenadoria de Autodefensores sendo nesta gestão de 2020/2022 representada pelos educandos Jucelino Rodrigues e Marlete Mota, a qual tem como objetivo, representar os demais educandos e a Apae em atividades, reuniões, eventos e demais ações desenvolvidas pela instituição.

A presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, Rosane Rodrigues, destaca que o trabalho desenvolvido nesses 31 anos, foi e está sendo com muita dedicação. "Nós desenvolvemos o trabalho na associação por amor, buscando incansavelmente junto com a equipe da Apae, recursos para a manutenção da instituição. Tenho prazer de vir a Apae e fazer parte dessa família", destacou Rosane.

A diretora da Escola Especial Cantinho dos Sonhos, Daiane Caroline de Oliveira Motta, enfatizou a colaboração da comunidade junto a Apae nas ações desenvolvidas, nas doações e eventos. "Temos uma parceria muito forte da comunidade e agradecemos a solidariedade não só do povo de Anita, mas também dos demais municípios da região", enfatizou a diretora.

Secretaria de Saúde de Campo Belo do Sul inicia projeto Menos Peso Mais Saúde Anterior

Secretaria de Saúde de Campo Belo do Sul inicia projeto Menos Peso Mais Saúde

Município de Anita realizou licitação de materiais para pavimentação de ruas Próximo

Município de Anita realizou licitação de materiais para pavimentação de ruas

Deixe seu comentário