Administração municipal cancela a 1ª Expo Anita e 8ª Festa do Migrante
Apae de Anita Garibaldi comemora 31 anos de fundação
Já se passaram 31 anos desde o dia 20 de agosto de 1990, data que marcou o ato de fundação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - Apae de Anita Garibaldi, fundada pelo então prefeito Izidoro Marin a pedido da comunidade anitense.
Foram muitas lutas e conquistas até chegar em 2021, com uma estrutura adequada para atender bem os educandos, proporcionando serviços e atendimentos de qualidade e específicos para diferentes tipos de deficiências, avaliados por profissionais capacitados e dedicados a dar o melhor aos 94 educandos que frequentam a instituição advindos dos municípios de Anita Garibaldi, Cerro Negro e Pinhal da Serra.
O público alvo da Apae são pessoas com deficiência Intelectual, múltipla e autismo de todas as idades.
Atualmente a diretoria da Apae é composta por 33 membros voluntários, além do Clube de Mães Mãos Amigas, formado por 16 voluntárias.
A instituição oferece serviços especializados em três áreas, sendo elas da Assistência Social, conta com uma profissional da área da assistência social que trabalha com educandos e suas famílias. Disponibiliza do serviço de cadastro do cartão do autista e o cartão para passe livre através de credenciamento com a FCEE.
Na área da educação são prestados atendimentos especializados nas turmas de estimulação precoce para crianças de 0 a 6 anos de idade; a turma de AEE - Atendimento Educacional Especializado para alunos em idade escolar; a turma de Programa de Atividades Laborais, Serviço de Convivência e Serviço Especializado que visam trabalhar com os diferentes tipos de deficiências, buscando a autonomia, independência e melhoria na qualidade de vida dos educandos.
Na área da saúde são ofertados atendimentos com fonoaudiólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, médico psiquiatra além dos serviços de equoterapia e pediasuit, segundo a necessidade de cada educando.
Além de todo o trabalho desenvolvido, a equipe da Apae, trabalha incansavelmente na elaboração de projetos para angariar recursos para a manutenção das atividades.
Com o passar dos anos, a instituição foi se estruturando com melhorias no espaço físico, construção de um miniginásio para as atividades esportivas, padaria completa, salas mais espaçosas e equipadas para melhor atendimento dos educandos e trabalho dos profissionais.
Recentemente a associação juntamente com a diretoria e apoio da comunidade, adquiriu um lote junto a instituição para uma futura ampliação do espaço físico.
Dentre as atividades desenvolvidas na Apae, destaca-se o projeto 'Prevenir', que busca a prevenção das deficiências e já foi premiado duas vezes a nível estadual pelo bom desempenho, elaboração e abordagem junto à comunidade, fazendo parte da missão da Apae. Realiza também junto aos alunos, dentre outras, a coordenadoria de Autodefensores sendo nesta gestão de 2020/2022 representada pelos educandos Jucelino Rodrigues e Marlete Mota, a qual tem como objetivo, representar os demais educandos e a Apae em atividades, reuniões, eventos e demais ações desenvolvidas pela instituição.
A presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, Rosane Rodrigues, destaca que o trabalho desenvolvido nesses 31 anos, foi e está sendo com muita dedicação. "Nós desenvolvemos o trabalho na associação por amor, buscando incansavelmente junto com a equipe da Apae, recursos para a manutenção da instituição. Tenho prazer de vir a Apae e fazer parte dessa família", destacou Rosane.
A diretora da Escola Especial Cantinho dos Sonhos, Daiane Caroline de Oliveira Motta, enfatizou a colaboração da comunidade junto a Apae nas ações desenvolvidas, nas doações e eventos. "Temos uma parceria muito forte da comunidade e agradecemos a solidariedade não só do povo de Anita, mas também dos demais municípios da região", enfatizou a diretora.
Deixe seu comentário