logo RCN

Apae de Campo Belo 27 anos prestando serviço a comunidade

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campo Belo do Sul foi criada em 1987.

Palavra da presidente da entidade

De acordo com a Presidente Nazareth Branco Neuwald, os recursos recebidos através das parcerias são sempre bem vindos à Entidade a qual mantém a Escola Especial, que presta serviços e atendimentos às Pessoas com Deficiência Intelectual associada ou não a outras deficiências.

Os trabalhos são em busca de uma gestão coletiva, criativa e inovadora, para obter assim, bons resultados, havendo partilha de decisões na construção de uma escola e associação que caminhem na direção do cumprimento de suas funções e seus fins.

A Presidente agradece de forma geral a todos os parceiros da APAE de Campo Belo do Sul, em especial, destacando as Secretarias pelo atendimento prioritário, os quais contribuem para o bom andamento das atividades.

Agradece também a Emília Ferronato Fedrizzi (ex-diretora)e Nazarete Neto Pinheiro Furtado (ex-orientadora pedagógica) juntamente com as ex-presidentes da APAE, pelo trabalho realizado em prol dos educandos, trabalho este iniciado com inúmeras dificuldades, porém, com muitas conquistas. Essas pessoas são sempre lembradas com muito carinho por todos na Escola.

A presidente destacou também, a continuidade do trabalho até então realizado, deixando o convite para que estejam unindo-se a Família Apaeana Campobelense para que juntos caminhem em busca de melhorias e inovações.

Como são os trabalhos diários na escola

As atividades da Escola Especial Cantinho do Céu são executadas de segunda a sexta feira, nos períodos Matutino e Vespertino, funcionando hoje com 08 turmas.

Os alunos que residem no interior do município e municípios vizinhos de Capão Alto e Cerro Negro almoçam na escola e o período de trabalho é dividido em atividades direcionadas as diversas áreas conforme o planejamento. Também faz parte do currículo escolar, a Educação Física, onde os alunos são trabalhados para o desenvolvimento motor e incentivados a prática do esporte, pois os mesmos participam de atividades desportivas a nível regional, de estado e até mesmo de país.

A disciplina de Artes, também é uma das atividades trabalhadas na escola, buscando desenvolver a criatividade, o lúdico e o cognitivo da Pessoa com Deficiência Intelectual.

 

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campo Belo do Sul foi criada em 1987.Atualmente conta com 48 alunos com Deficiência Intelectual associada ou não a outras deficiências. Esses alunos são da sede, interior e de municípios vizinhos como Capão Alto e Cerro Negro.

A Escola especial Cantinho do Céu que é mantida pela Apae, conta com onze professores, todos com magistério e curso superior em Pedagogia (licenciatura plena e complementação em Educação Especial).

Tem como presidente da associação, Nazareth Branco Neuwald e diretora da escola especial, Eliane Aparecida Souza Chaves.

Atualmente a entidade sobrevive com parcerias, doações diversas, sócio-contribuintes e convênios com prefeituras municipais que repassam um valor mensal. A prefeitura de Campo Belo do Sul repassa um valor mensal e disponibiliza um motorista, dois professores e um fisioterapeuta que atende uma vez na semana.

A prefeitura de Cerro Negro, repassa um valor mensal e a entidade ainda conta com a ajuda da Baesa que repassa recursos anuais.

A Apae conta também com parceria com o Instituto Guga Kuerten e Lei Júlio Garcia, além da festa anual promovida pelos festeiros e associação que acontece sempre no mês de agosto. O lucro da festa é utilizado para manter as despesas da associação e da escola.

Comarca de Anita Garibaldi conta com nova Delegada Anterior

Comarca de Anita Garibaldi conta com nova Delegada

Prefeito Abelha visita a sede da Enercan em Florianópolis Próximo

Prefeito Abelha visita a sede da Enercan em Florianópolis

Deixe seu comentário