Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Aposta arriscada da Amures
Quando o prefeito Ceron decretou lockdown durante esta semana, fechando comércio e outras atividades ditas não essenciais em Lages, houve prefeito da região disposto a adotar a mesma medida. Entendimento era de que não importa o cafundó onde um de nós contraísse Covid-19, o caminho para o atendimento em caso de gravidade são os hospitais de Lages. Daí, não adiantaria estancar transmissibilidade na maior cidade da Serra se nos outros 17 municípios seguissem riscos de maior contágio. O primeiro prefeito, com quem trocamos mensagem, a reagir contrário ao 'Maria vai com as outras' foi João Cidinei da Silva. Observou que a realidade em Anita era tranquila e que não fazia sentido penalizar a economia local.
A essa postura do prefeito anitense se somaram outros gestores municipais da Serra Catarinense. Na reunião virtual da Amures se decidiu por adotar medidas distintas daquela extrema de fechar atividades não essenciais. Com isso passamos a conviver com a realidade de Lages desacelerando as atividades e os demais municípios mantendo a peleia. O prefeito Giovani Nunes até chegou a declarar que iria aderir ao lockdown, mas depois disse que seria injusto São Joaquim fechar o comércio e os municípios vizinhos manterem tudo quase normal.
Jamais colocaria aqui uma opinião favorável ou contrária à postura dos prefeitos por uma razão simples: não entendemos de pandemia. E quem opina sobre isto e aquilo, o faz na base do achismo porque não há qualquer parâmetro de certeza sobre aquilo que está posto ou por vir. Apenas entendemos que os prefeitos, como João Cidinei, fizeram uma aposta corajosa e arriscada. Foi coragem bater na mesa e decidir manter serviços não essenciais funcionando, diante do risco de faltar leito de UTI. E arriscada porque se o cenário piorar (e eu rezo todos os dias para que isso não aconteça), a gente já tem quem culpar.
data-filename="retriever" style="width: 25%;">
Reunião virtual onde prefeitos da Amures decidiram não aderir às medidas de restrições adotadas em Lages
AJUDA PARA LAGES - No último final de semana, motoristas e profissionais de enfermagem de municípios como Campo Belo do Sul e outros aqui da Região dos Lagos foram deslocados para ajudar no transporte de pacientes com Covid-19, a partir da Central de Triagem em Lages. A equipe de Campo Belo, por exemplo, precisou fazer viagem a São Joaquim e Otacílio Costa levando pacientes. É uma ajuda das Secretarias Municipais de Saúde diante do quase caos em Lages devido ao excesso de casos de Covid-19 e pouca estrutura para atendimento.
P. DA VIDA - Indagamos ao prefeito Ceron sobre como recebeu a notícia dos demais prefeitos da Amures não aderirem ao lockdown (com suspensão de atividades não essenciais). "Em resumo fiquei p. da vida". Disse Ceron. Depois contemporizou e disse que cada colega prefeito deveria estar sabendo o que está fazendo e que nem ele gostaria de estar tomando tal medida.
data-filename="retriever" style="width: 25%;">
Ceron, fazendo prece, e não escondendo chateação com prefeitos que optaram por manter atividades não essenciais na Serra
MAIS MÉDICOS E... - Diretor do Hospital Tereza Ramos, Maurício Batalha, ao respaldar as medidas de lockdown adotadas pelo prefeito Ceron, disse que somente a reativação da nova ala do referido hospital em Lages não basta. "Precisamos de profissionais, médicos, enfermeiras. Sete médicos estão se desligando, técnicos pedem exoneração. Essa realidade também é preocupante", apontou Batalha. Nesta semana, até o Hospital Frei Rogério de Anita Garibaldi tentava contratar enfermeiros e técnicos em enfermagem.
CADA UM POR SI - Com a postura de cada município adotar suas medidas de restrição, Anita Garibaldi, por exemplo, manteve as aulas presenciais (naquele sistema misto). Por sua vez, a prefeita Claudiane Pucci optou por uma postura mais cautelosa e, no decreto de restrições, incluiu a suspensão das aulas até a segunda-feira, 15.
data-filename="retriever" style="width: 25%;">
Prefeita Claudiane foi sensível ao suspender aulas presenciais durante a semana em Campo Belo
NEM UTI, NEM ENFERMARIA - Não sei qual resposta que nossos gestores municipais de saúde darão à indagação: "Onde levar pacientes se leitos de UTI Covid e Enfermaria Covid estão 100% ocupados em Lages?" Mas essa foi a realidade constatada na metade da semana. Na virada da segunda para a terça-feira, dia 09, as enfermarias que recebiam pessoas com Covid chegaram aos 100% de ocupação em Lages. Em Curitibanos, no Hospital Hélio Ortiz, a lotação chegou a 120% na mesma terça-feira, 09.
DIGA-SE - Causa insegurança essa questão e falta de leitos de UTI e de Enfermaria Covid-19 em Lages porque, na ausência desses espaços de atendimento, o poder público não tem demonstrado poder de articulação e solução. Observem o caso do Oeste, especialmente Chapecó e Xanxerê. Nem a presença do Ministro da Saúde acenou medidas estruturantes para atender aos pacientes.
data-filename="retriever" style="width: 25%;">
Deputada Carmen com o prefeito João Rodrigues e o governador Moisés quando da visita do Ministro Pazuello a Chapecó
ALÉM DA PORTEIRA - Vereadores Amilto Corrêa, Jamile Alves, Jardel Suppi, João Paulo Salmória e o presidente Oliveira Conrado apresentaram indicação para o prefeito João Cidinei implementar o projeto 'Porteira Adentro' que consiste em fazer melhorias nas estradas internas das propriedades e até bebedouros para os animais. Pertinente, interessante, válido, caros vereadores. Mas se a Prefeitura conseguir dar conta das estradas porteira afora já estaria de bom grado!
SINTÉTICO NO CAPÃO - Prefeito Tito Freitas, que comanda Capão Alto e a Amures, recebeu o deputado Marcius para inaugurar uma cancha de futebol sintético. Iniciativa do deputado através de emenda parlamentar. Por causa da pandemia não vai dar para utilizar muito o campo sintético, mas oportunidade não faltará.
data-filename="retriever" style="width: 25%;">
Prefeito Tito e Marcius pisando no sintético em Capão Alto
ESTRADAS NO CAPÃO - Secretário Bruno Antunes Pereira, que comanda o setor de Obras em Capão Alto, não está deixando demandas sem respostas. Tratou de colocar o maquinário para manutenção da antiga BR-2 e deixou claro que a estrada para a localidade de Paiquerê é tarefa da empresa florestal que atua naquela região. "Por causa da Covid-19 chegamos a ficar sem seis funcionários. Mas à medida que estamos restabelecendo a equipe, vamos acelerar os trabalhos", garante o secretário de Obras em Capão Alto.
LULA LIVRE - Embora o noticiário da pandemia tenha deixado o assunto meio de lado, a notícia jurídica/política mais importante dos últimos tempos é a decisão do Ministro Fachin de anular condenações de Lula no âmbito da Operação Lava Jato. Devolve direitos políticos ao petista e cria um cenário totalmente novo para a eleição do ano que vem. Em Anita Garibaldi e Cerro Negro, os dois municípios da Serra Catarinense de militância petista mais significativa, por certo não faltou comemoração em relação àquilo decidido pelo Ministro do STF.
data-filename="retriever" style="width: 25%;">
Ilustramos a informação com esse registro do Claudionor e Miguel Dutra com Lula
Deixe seu comentário