Cerca de 67 cidadãos receberam o Certificado de Dispensa de Incorporação
Na quinta-feira (19), rapazes que completaram dezoito anos de idade no ano de 2013 apresentaram-se em ato solene em honra à pátria, em frente à prefeitura de Anita Garibaldi, recebendo o Certificado de Dispensa de Incorporação.
Sessenta e sete jovens alistaram-se no período dos seis primeiros meses deste ano (janeiro a julho), na Junta de Serviço Militar, localizada na prefeitura municipal. Para fazer o alistamento, foi necessário apresentar Certidão de Nascimento, duas fotos 3x4 (sem data e recente) e um comprovante de residência.
Desde 1906, o alistamento militar é um ato obrigatório a todo brasileiro nato ao completar dezoito anos de idade. Em tempos de paz, as mulheres são isentas de alistar-se.
Após a inscrição, os jovens receberam o Certificado de Alistamento Militar com a indicação da data para realizar a Seleção Geral, comumente organizada entre os meses de julho e outubro. Nessa etapa, boa parte dos inscritos é dispensada por excesso de contingente e tornam-se automaticamente parte da reserva das Forças Armadas Nacionais, recebendo o Certificado de Dispensa de Incorporação. Sem ele, o cidadão não pode emitir passaporte, ingressar em emprego público, matricular-se em faculdades ou inscrever-se em concursos.
Em Anita Garibaldi, segundo o secretário da Junta de Serviço Militar do município, Vilson José de Matos, houve diminuição no número de inscritos. “Com relação ao ano passado, que foram cerca de cem rapazes, este ano teve uma queda acentuada”, disse o secretário.
Depois da solenidade, os rapazes receberam os Certificado.
Deixe seu comentário