Administração municipal cancela a 1ª Expo Anita e 8ª Festa do Migrante
Audiência pública analisará PEC limitando pesquisas a 15 dias antes das eleições
A Comissão de Constituição e Justiça do Senado realizará audiência pública, provavelmente na próxima semana, para instruir a Proposta de Emenda à Constituição de autoria do senador Luiz Henrique (PMDB-SC) ? que proíbe a divulgação de pesquisas eleitorais nos quinze dias que antecedem o pleito em 1º e 2º turnos.Luiz Henrique argumentou que sua proposta não impede a realização de pesquisas eleitorais a qualquer tempo. Apenas sua divulgação nesse período para evitar a fatal influência do eleitor com ?erros grosseiros de alguns institutos, como aconteceu em vários municípi
O senador garantiu que sua intenção é moralizar a influência indevida das pesquisas nos resultados das eleições e as gritantes discrepâncias entre os índices de intenção de votos divulgados pelos institutos e os efetivamente apurados pela Justiça Eleitoral, a exemplo do ocorrido em Joinville/SC.
Apesar dos elogios à iniciativa, o relator da PEC, senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), requereu a audiência pública diante da decisão do Supremo Tribunal Federal de considerar a proibição inconstitucional.
Convidados
Paulo Pinheiro de Andrade – presidente da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa; Carlos Fernando M. Lindenberg Neto – presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ); Ricardo Lewandowski – ministro do Supremo Tribunal Federal e relator da ADI 3741/DF; Jairo Nicolau – cientista político; Erico Ferrari Nogueira – advogado da União; Carlos Augusto Montenegro e/ou Claudia Cavalcanti - do instituto de pesquisas IBOPE.
Deixe seu comentário