Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Bandeira preta em todo o Rio Grande do Sul
Desde sábado (27/02), todo o Rio Grande do Sul está sob bandeira preta no modelo de distanciamento controlado. Com o cenário de colapso no sistema de saúde estadual e regional, as regras mais restritivas valerão ao menos até o próximo domingo (07/03), em todas as regiões.
O Hospital Nossa Senhora de Oliveira em Vacaria, que é referência nos atendimentos de Pinhal da Serra, lançou uma nota na última quinta-feira (25/02), informando que está com 100% dos leitos ocupados, seja na UTI, na UTI Covid ou no atendimento clínico.
Veja as principais normas da bandeira preta, que passa a vigorar em Pinhal da Serra:
- No serviço público, apenas áreas da saúde, segurança, ordem pública e atividades de fiscalização atuam com 100% das equipes. Nas Unidades de Saúde - Sede e Serra dos Gregórios - permanecerão todos os profissionais da saúde em regime de plantão presencial. A orientação é que a população procure as unidades de saúde em caso de extrema necessidade ou caso tenha sintomas gripais. A Secretaria está realizando agendamentos dos atendimentos de psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia e nutricionista. Os atendimentos odontológicos e médicos terão um intervalo de tempo maior entre as consultas. Se puder, fique em casa! Dúvidas, ligue no número (54) 98418-2128.
- Na Secretaria de Agricultura as atividades internas funcionarão em regime de plantão presencial, de acordo com escala definida pela chefia da pasta, e as atividades externas, exercidas pela patrulha agrícola, permanecerão funcionando normalmente.
- A Secretaria de Obras e Serviços funciona normalmente, devido ao fato de que os serviços não envolvem atendimento ao público e estão enquadrados como serviços essenciais.
- Secretarias de Administração e Finanças, Desenvolvimento Social e Habitação, Educação, Turismo, Cultura, Desporto e Lazer funcionarão em regime de plantão presencial, conforme escala definida pela chefia de cada pasta.
- Restaurantes podem funcionar apenas com tele-entrega e pague e leve, e 25% da equipe de trabalhadores. Essa definição também vale para lanchonetes, lancherias, padarias e bares. Salões de beleza e barbearias permanecem fechados, assim como serviços domésticos.
- Comércio atacadista e varejista de itens essenciais pode funcionar de forma presencial, mas com restrições: equipes de no máximo 25% dos trabalhadores são permitidas.
- Cursos de dança, música, idiomas e esportes também não têm permissão para funcionar presencialmente.
- No lazer, ficam proibidos de atuar qualquer tipo de eventos, seja em ambiente fechado ou aberto.
- As academias, os centros de treinamento, as quadras, também devem permanecer fechados.
- Locais públicos abertos, como parques, praças, devem ser utilizados somente para circulação, respeitado o distanciamento interpessoal e o uso obrigatório e correto de máscaras. É proibida a permanência nesses locais.
- Missas e serviços religiosos podem operar sem atendimento ao público, com 25% dos trabalhadores, para captação de áudio e vídeo das celebrações.
- Os bancos, lotéricas e similares podem realizar atendimento individual a clientes, sob agendamento, com 50% dos funcionários.
Neste momento mais delicado da pandemia, proteja-se, assim você protegerá também pessoas que você ama.
Deixe seu comentário