logo RCN

Bem-estar

 O bem-estar ao nosso alcance. Sabemos da importância do exercício físico do relaxamento, das massagens, da meditação e de cultivar hobbies para nosso bem-estar. Muitas vezes, um simples, exercício de respiração profunda num momento de tensão nos devolve o equilíbrio. Contudo, mais importante que todos esses recursos é a atitude interior de quem pratica essas atividades. 

Num lindo domingo de sol, o rapaz sai com amigos para andar de bicicleta. Ótima oportunidade para descontrair, curtir a natureza e fazer exercício. No entanto a sua preocupação maior é superar em velocidade e distância a sua performance da semana anterior. Logo percebe que isso não ser possível. Devido sol e calor muito fortes, tem que abandonar o exercício antes da hora. Volta para casa cansado, frustrado e aborrecido. 
O passeio, em vez de relaxar, torna-se fonte de estresse. Vivemos numa sociedade altamente competitiva que nos estimula a buscar resultados, estabelecer metas e ser produtivos até no lazer.
Conhece-te – Antes de mais nada, precisamos nos conhecer e descobrir o que nos dá prazer. Cada pessoa possui as suas habilidades e escolhas. O que é altamente gratificante para um pode não ser para outro.
Segundo Peter Weissberg, diretor médico da Britsh Heart Fuondacion, pesquisam mostram que as pessoas felizes têm menos substâncias químicas perigosas do estresse no corpo. Mesmo que não estejam superfelizes o tempo todo, as pessoas basicamente de bem com a vida têm atitudes que as tornam mais relaxadas física e mentalmente.
O segredo da felicidade – Cientista de todo o mundo pesquisam o que tornam realmente as pessoas felizes. E os resultados são surpreendentes. Embora a nossa sociedade esteja mergulhada no consumismo, o bem-estar das pessoas não parece ter aumentado na mesma proporção do aumento de bens materiais. Pelo contrário, casos de estresse, depressão e doenças psicossomáticas em aumentando. 
Podemos parar um pouco, fechar os olhos e buscar no nosso interior a lembrança dos momentos em que nos sentimos relaxados e em paz. Provavelmente vamos nos surpreender quando percebemos que esses momentos podem ser feitos de coisas tão simples como contemplar um pôr do sol.
Coisas que nos trazem bem-estar pode estar ao alcance de um pequeno gesto e podemos construir a nossa felicidade a partir das pequenas atitudes do dia a dia, e assim viver de forma mais relaxada, física e mentalmente.
 
Referência:
VANIN, Maria Regina Corrêia Lopes. O bem-estar ao nosso alcance. Jornal Mundo Jovem. Porto Alegre, março de 2013.
 
Anterior

PSol realiza convenção neste sábado, em Florianópolis

Próximo

Dica do Corpo de Bombeiros Militar

Deixe seu comentário