Na quarta-feira (9), o Corpo de Bombeiros de Anita Garibaldi realizou um treinamento visando o resgate veicular. Esse treinamento envolveu nove pessoas entre Bombeiros Militares e Bombeiros Civis Profissionais, os quais repassavam informações aos colegas.
O simulado aconteceu na oficina mecânica do Sr. Clóvis Pazinatto, ao qual os bombeiros agradecem por disponibilizar o veículo que foi utilizado para o treinamento. Os Bombeiros, além de exercitarem o processo de resgate, tiveram noções de utilização do material adquirido pela guarnição através do apoio da Baesa.
O desencarcerador é uma ferramenta que auxilia no resgate, agilizando o trabalho de salvamento de vítimas presas em automóveis. Ele auxilia a fazer cortes mais rápidos buscando não estragar o material. Segundo os bombeiros, esse instrumento, depois daqueles utilizados na água, é fundamental para prestar um bom trabalho de forma rápida.
Esse treinamento já havia sido realizado pelos bombeiros outras vezes, porém eles já estão organizando outros, uma vez que esta simulação é de extrema importância, pois a ação do bombeiro é em equipe e o grupo deve estar entrosado. Eles desempenham um importante trabalho no município e região, porém pedem à população que solicite os serviços somente quando necessários de forma urgente, pois a maioria dos atendimentos prestados são casos clínicos e muitos deles não necessitam do deslocamento da guarnição. Diariamente trabalham em forma de plantão duas pessoas e nesses casos podem atrapalhar o atendimento de outras vítimas com maior gravidade.
Os bombeiros informam também o número disponível para solicitação de atendimento que é o 193. Segundo eles, este número cairá na central localizada em Lages, mas, assim que a pessoa se identifica, a ligação é repassada automaticamente para a unidade de Anita Garibaldi. Tenha sempre em mão o número do Corpo de Bombeiros de Anita Garibaldi, 193 e só ligue quando for realmente necessário.
Deixe seu comentário