logo RCN

Botijões de gás: inimigos dentro de casa

Algumas dicas para serem verificadas antes de instalar um botijão de gás e evitar acidentes

 

Na quinta-feira (13), fez parte dos noticiários de todo o país, a explosão que aconteceu em um restaurante na área central do Rio de Janeiro e matou três pessoas, deixando várias pessoas feridas.

A causa do acidente, possível vazamento de gás, sendo comprovado por funcionários que sentiram o cheiro forte ao entrar no local no início da manhã.

É muito comum acidentes acontecerem com esse tipo de produto, pois é inflamável e basta apenas alguma faísca ou calor para que uma explosão aconteça, como foi o caso do restaurante.

Segue algumas dicas para serem verificadas antes de instalar um botijão de gás e evitar acidentes.

- Antes de instalar, analisar se o botijão de gás e o regulador de pressão estão lacrados e com selo de identificação do Inmetro. Nunca deitar o botijão, quando o gás estiver acabando, pois esse ato pode contribuir para um acidente.

- Verificar a data de validade da mangueira, essa deve ser trocada a cada cinco anos. Nunca utilizar ferramentas para apertar a válvula, apenas a força das mãos já é o suficiente para apertar.

- É aconselhável utilizar um pouco de espuma de sabão para verificar a existência de algum vazamento.

Segundo o soldado Ribeiro do Corpo de Bombeiros de Anita Garibaldi, além dessas dicas e importante também deixar os botijões fora da residência e em local ventilado. Ao instalar cuidar para que não haja vazamento e nunca deixar a mangueira passar por trás do fogão.

Se existir algum vazamento e o cheiro de gás persistir, a primeira coisa a fazer é fechar o regulador de pressão, tirar todas as pessoas de dentro do ambiente, abrir janelas e portas e nunca ligar interruptores de luz, aparelhos eletrônicos, fósforo ou isqueiro, isso pode levar a uma explosão instantânea.

Crianças e professores homenageados pela escola Luiz Zanchett Anterior

Crianças e professores homenageados pela escola Luiz Zanchett

Projeto de capela mortuária é doado para Cerro Negro Próximo

Projeto de capela mortuária é doado para Cerro Negro

Deixe seu comentário