logo RCN

BRDE tem nota alta e avaliação positiva em indicadores de qualidade

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) apresenta uma classificação de risco de crédito, em escala local e longo prazo, de nota AA (Bra). A nota significa o BRDE estar no mesmo patamar de outras instituições públicas como Banco do Brasil, BNDES e Caixa Econômica Federal. A avaliação foi emitida recentemente pela Fitch Ratings, uma das agências de rating entre as mais conceituadas do mercado financeiro internacional.

No relatório, a Fitch mencionou que o "banco possui um modelo de negócios estável" e destacou as medidas emergências de socorro à economia adotadas durante a pandemia de Covid-19. De maneira específica, a agência salientou o papel do programa BRDE Recupera Sul na recuperação da economia da região Sul do país, "com o objetivo de dar suporte a empresas (principalmente micro e PMEs) e microempreendedores individuais (MEI) afetados direta ou indiretamente pela pandemia de coronavírus".

O documento identifica, também, o papel do BRDE em termos de apoiar o desenvolvimento nos estados onde atua na concessão de financiamento, em maior escala, para empresas privadas e cooperativas.

"O resultado desta avaliação reforça a importância do papel estratégico do BRDE, cumprindo a missão de auxiliar diferentes segmentos durante a pandemia, além de incentivar a retomada da economia", destaca o diretor de Acompanhamento e Recuperação de Crédito, Marcelo Haendchen Dutra.

No relatório divulgado, a Fitch descreve que, em 2020, os indicadores de qualidade dos ativos do banco estavam estáveis e "ainda se comparavam favoravelmente com os de pares brasileiros com o mesmo perfil de desempenho" (os créditos na faixa 'D-H' da escala do Banco Central corresponderam a 3,9%, contra 3,8% em 2019 e 4,5% em 2018).

"Manter essa estabilidade em termos de risco coloca o BRDE num patamar cada vez mais sólido do modelo de negócio da instituição, fruto de uma gestão qualificada", reforça o diretor financeiro, Vladimir Arthur Fey.

Em escala internacional, de longo prazo, a classificação de risco em moeda estrangeria que a Fitch atribuiu ao BRDE é de BB-. A classificação em escala global decorre da própria classificação de risco do Brasil em escala global. Ainda no mês de julho, o BRDE recebeu avaliação positiva de outra agência de rating reconhecida. Conforme a Moody´s Local, que presta serviços a diferentes instituições financeiras do país, o banco mereceu classifica de longo prazo, escala nacional, em A.br, com perspectiva estável.

Nova tubulação no centro da cidade de Anita Garibaldi Anterior

Nova tubulação no centro da cidade de Anita Garibaldi

Gás natural em SC: proteger o mercado abastecido como um método regulatório necessário, por Leonardo Estrella Próximo

Gás natural em SC: proteger o mercado abastecido como um método regulatório necessário, por Leonardo Estrella

Deixe seu comentário