Administração municipal cancela a 1ª Expo Anita e 8ª Festa do Migrante
Campanha do Hemosc e indústria de água mineral aumenta doação de sangue
O Hemocentro de Santa Catarina e a Associação Catarinense das Indústrias de Água Mineral comemoram o excelente resultado da campanha estadual de doação de sangue realizada nos últimos três meses pelas onze empresas que integram a entidade. Além de estimular a conscientização da sociedade sobre o ato de doar, a divulgação do apelo - “Cada voluntário é um herói. Doe sangue” - serviu também para aumentar os estoques do Hemosc na atual temporada de verão, período em que tradicionalmente sobe muito a demanda devido ao crescimento do número de turistas na região.
Motivação, empenho e força de vontade individual são fundamentais, mas nada se compara ao esforço coletivo que uma campanha desse porte pode gerar com vistas à propagação do gesto solidário da doação, comenta o empresário Tarciano Oliveira, presidente da Associação Catarinense das Indústrias de Água Mineral (ACINAM). “O trabalho foi muito positivo e podemos vislumbrar que os resultados continuarão repercutindo por um longo prazo”, diz a Gerente Administrativa do Hemosc, Bianca Carolina Schmidt. Isso porque, segundo avalia a especialista, a vida moderna tem exigido muitos compromissos. “As pessoas estão ficando a cada dia mais ocupadas e é preciso lembrá-las que doar é um gesto de amor”.
COMO FOI
Em parceria com os governos estadual e federal, as 11 empresas que integram a Associação Catarinense da Indústria de Água Mineral, em conjunto com o Hemosc, lançaram no início de outubro passado, no anfiteatro do Hemosc, com a presença do governador Raimundo Colombo, a campanha “Cada voluntário é um herói. Doe sangue”.
Adesivos com a inscrição – um total de um milhão de impressos, em formato de selo - foram colados nos galões de 20 litros de água mineral das 11 empresas da ACINAM e a avaliação é que até o final de dezembro, tempo de duração da campanha que circulou por todos os municípios de Santa Catarinamirtes, tenham sido vistos por pelo menos cinco milhões de consumidores. “A indústria de água mineral tem a missão de cuidar da saúde das pessoas, e por isso estimula ações como essa campanha”, acrescenta o empresário Tarciano Oliveira, presidente da ACINAM.
Atualmente o índice de doadores na população em Santa Catarina é de 2,10% - um dos melhores do país. O Ministério da Saúde preconiza que este percentual deve ficar sem em torno de 2 a 3%, conforme a complexidade hospitalar de cada região. “Acredita-se que para o nosso Estado o ideal seria atingirmos pelo menos 2,25%”, observa Bianca Carolina Schmidt.
Hoje apenas 2% da população brasileira têm o hábito regular de doar sangue. Com isso, a coleta chega a 3,6 milhões de bolsas por ano no país. Embora esteja dentro dos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), o governo federal trabalha para chegar a 3% da população (5,8 milhões de pessoas). A expectativa é, a partir de 2014, ampliar em dois milhões o número de doadores ao ano. “A população atendeu ao apelo da campanha e ajudou a salvar milhares de vidas. Isso é recompensador. Parabenizamos a todos pela grande demonstração de solidariedade”, comemora o empresário Tarciano Oliveira.
SERVIÇO
Qualquer pessoa com boa saúde, idade entre 16 e 67 anos e peso acima de 50 kg pode doar sangue. Basta comparecer ao Hemosc com documento de identidade com foto. O doador precisa estar bem alimentado. Durante a coleta, são feitos exames de sangue gratuitos para doenças como AIDS, sífilis, doença de chagas e hepatite, e os resultados ficam prontos cerca de 30 dias após a coleta. Homens podem doar a cada dois meses, e mulheres de três em três meses.
Deixe seu comentário