Intensificados os preparativos para a Cavalgada da Região dos Lagos
Cancha Bi Direcional novidade na Região dos Lagos
O parque Alfredo José dos Santos, inaugurado no ano de 2008, destinado à prática do Esporte de Laço está com novidades para o II Rodeio Nacional e 47º Aniversário do município.
O parque Alfredo José dos Santos, inaugurado no ano de 2008, destinado à prática do Esporte de Laço está com novidades para o II Rodeio Nacional e 47º Aniversário do município. O parque montado em uma área de 20 hectares, adquirido pelo município para a realização desse tipo de evento, conta com uma ampla estrutura, mas desde a sua inauguração em 2008, um fenômeno da natureza atrapalhava as competições. Uma forte corrente de vento que forma-se no sentido contrário aos laçadores, dificulta a prática do esporte e isso passou a ameaçar os eventos com a perda de entidades participantes. Muitas equipes que freqüentavam os rodeios de Esmeralda anunciaram que não participariam mais se não fosse invertido o sentido de largada do gado. A grande preocupação da administração estava na perda do parque um investimento superior a 2 milhões de reais.
Essa preocupação foi aumentando tanto da parte da administração quanto das entidades tradicionalistas. Estudos foram realizados, orçamentos efetuados, mas os altos custos e outros inconvenientes demonstravam ser inviável. Depois de muito estudo e análise veio a solução, a construção de outro brete de largada, no lado oposto da cancha, com todas as adaptações necessárias, que vão desde a construção de mangueiras e corredores até a relocação da mesa julgadora, propiciando iguais condições de largada em ambos os sentidos.
O investimento das novas construções e reformulação da já existente, após processo de licitação pública, alcançou o valor de R$ 87.900,00 destinados a mão de obra e a compra de materiais.
Também buscando amenizar a situação do vento, foi realizado o plantio de eucaliptos e ciprestes no entorno da cancha, com expectativa de que alguns anos seja formada uma cortina verde que irá auxiliar na contenção das correntes de vento que se formam naquele local.
As adaptações deverão estar concluídas já para a realização do II Rodeio Nacional de Esmeralda que acontece entre os dias 26 e 28 de novembro e deverão se repetir a cada dois anos. ?O município passa a contar, pelo que se sabe, com a primeira e única cancha de laço que pode ser usada nos dois sentidos, no mesmo dia se necessário for?, comentou o prefeito Jaime Kramer.
Deixe seu comentário