logo RCN

Cartão do SUS também é um documento

Se você procurar um atendimento através do Sistema Único de Saúde - SUS em qualquer unidade de saúde seja em sua cidade ou qualquer outra do país, deverá apresentar o Cartão do SUS. Ele é um documento como a carteira de identidade e CPF e deve ser guardado com cuidado. O Cartão do SUS é individual e ali consta o número do prontuário que é único em todo o país.

Para as pessoas que ainda não possuem o Cartão do SUS, basta procurar o seu Agente Comunitário ou ir até a Unidade de Saúde com sua identidade e solicitar a reimpressão do cartão, que deve ser guardado com os demais documentos.

"Todo e qualquer atendimento SUS exige a apresentação do cartão, pois é um cartão nacional e a responsabilidade pelos dados pessoais no cadastro do SUS é da pessoa, se mudou de endereço tem que procurar a unidade de saúde e fazer a alteração de cadastro, bem como outros dados como telefone, por exemplo. A cada dez pessoas que buscam atendimento através do SUS, quatro não possuem o cartão no ato. O problema é registrado na unidade de saúde, bem como no hospital", destaca o secretário de Saúde, Rodrigo Gehrke.

Receitas válidas por seis meses

As receitas voltam a ser válidas por seis meses. De acordo com a farmacêutica Jéssica Conrado, da Unidade Básica de Saúde Clóvis Cechin, as receitas para retirada de medicação na unidade de saúde, como os remédios controlados e os receituários azul que são de medicação faixa preta, serão retirados mensalmente a cada 30 dias, mas a renovação será válida por seis meses. A partir desse período o paciente passa por consulta, é avaliado e o médico renova a receita. "Se for por causa da receita o paciente irá até a unidade apenas duas vezes ao ano", frisa o secretário, pois a retirada da medicação pode ser feita qualquer pessoa, desde que seja maior de idade e possua um documento do solicitante.

Agendamento de consultas

As Unidades de Saúde estão retornando a partir do dia 1º de março com os agendamentos de consultas, porém a quantidade será de acordo com o mapa de risco do município com relação a Covid-19. "Iremos retornar e seguir os protocolos conforme a classificação de risco. Os atendimentos de urgência seguem, mas teremos que avaliar semanalmente o mapa para disponibilizar os agendamentos", enalteceu Rodrigo.

Procurar a Unidade de Saúde somente quando necessário

Os profissionais da Unidade Básica de Saúde chamam a atenção da população para o Mapa de Risco que a região se encontra em nível gravíssimo, com 92% de leitos dos hospitais de Lages ocupados, o que chama a atenção para que a população só saia de casa quando necessário. "Esse não é o momento para ir até a unidade de saúde sem necessidade. Não é o momento para realizar exames de rotina e somente ir na unidade quem realmente precise de atendimento", enfatizam os profissionais.

Transporte de paciente para atendimento em Lages

O transporte para deslocamento a Lages em dois horários diários está conseguindo atender a demanda, porém estão tendo um pequeno problema com os acompanhantes. Os acompanhantes só serão permitidos em casos que o exame que o paciente for realizar solicite acompanhante, o acompanhamento é liberado também para maiores de 60 anos e menores de 18 anos ou aquele paciente que o médico avaliar que necessita de acompanhante. "Está sendo priorizado apenas o paciente com critérios para os acompanhantes, precisamos dar conta da demanda e dar oportunidade para os pacientes que realmente necessitam de atendimento", comenta o secretário informando, também, que nesta semana as cirurgias eletivas foram canceladas novamente devido ao enfrentamento da Covid-19.

Vacinas Covid-19

Até na terça-feira (23) o município de Anita Garibaldi aplicou 153 doses (1ª dose) incluindo os profissionais da saúde e idosos acima de 90 anos e mais 54 doses aplicadas (2ª dose). De acordo com o Manual de Campanha de Vacinação Covid-19, os primeiros a serem vacinados são os profissionais da linha de frente contra a Covid, dentro dessa linha estão inclusos também médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, profissionais da Educação Física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares e também os trabalhadores de apoio. Inclui também profissionais que atuam em cuidados domiciliares, como cuidadores de idosos, doulas/parteiras e funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados. "Seguimos os protocolos e somos obrigados por força de lei, e conforme as alterações vamos acatando", destaca o secretário destacando, também, que faz cerca de 15 dias que o município não recebe novas doses da vacina contra o coronavírus. "Pedimos a população que não acreditem nos Fake News que são espalhados e as vacinas são controladas, o Ministério Público está acompanhando e não estamos fazendo nada fora dos protocolos", chama a atenção, Rodrigo.

Leitos Covid no Hospital Frei Rogério

De acordo com o secretário Rodrigo, o Hospital Frei Rogério pode receber pacientes Covid desde que os hospitais da região não tenham mais leitos. Os quatro respiradores do hospital poderão, num possível surto, serem utilizados, porém vale ressaltar que o hospital não recebe recursos para leito Covid. "Hoje o hospital serve como leito de retaguarda, podemos exemplificar assim: o paciente teve Covid, ficou intubado em Lages, passou o período, mas vai precisar ficar hospitalizado mais 30 dias, por exemplo, ele pode vir para o leito de retaguarda em Anita, mas pacientes que precisam de tratamento intensivo tem que ficar em outros hospitais", esclarece Rodrigo.

O hospital tem dois leitos de semi UTI e mais dois respiradores, sendo um móvel e um mais antigo, que está em perfeitas condições de uso e que podem ser montados em um quarto, então quatro pacientes podem ser atendidos. "O hospital é filantrópico do município de Anita Garibaldi, mas recebe um pequeno recurso do SUS e se o estado achar por bem trazer um paciente de fora e ocupar a estrutura, poderá utilizar", finaliza o secretário. 

Secretaria de Educação de Celso Ramos realizou reunião com foco no retorno às aulas Anterior

Secretaria de Educação de Celso Ramos realizou reunião com foco no retorno às aulas

Coronavírus em SC: Saiba quais serviços não podem funcionar neste fim de semana após decreto do Governo do Estado Próximo

Coronavírus em SC: Saiba quais serviços não podem funcionar neste fim de semana após decreto do Governo do Estado

Deixe seu comentário