Grupo de quarenta pessoas veio de Brunópolis para conhecer o trabalho no Reluxo da Roça
Com o objetivo de conhecer o trabalho desenvolvido há oito anos na localidade de Santa Maria Gorete, no município de Celso Ramos, pelo grupo de mulheres agricultoras pertencentes à Casa da Artesão Reluxo da Roça, na tarde de quinta-feira (28) um grupo formado por quarenta pessoas, na sua maioria mulheres agricultoras do município de Brunópolis, veio ao município conhecer o trabalho desenvolvido em Celso Ramos e que já se tornou referência não só na região como também em feiras pelo estado.
De acordo com o engenheiro agrônomo e coordenador da excursão Robson Mondardo, o trabalho em Brunópolis com as mulheres agricultoras já é desenvolvido há dez anos, porém ele trabalha a três. Essas excursões, segundo ele, servem para incentivá-las, além de apresentar novas idéias e desenvolver a área econômica e social que visem um incremento na atividade, tornando-os independentes financeiramente dos maridos e aumentando a autoestima. “Nosso objetivo é conhecer projetos que estão dando certo. A visita serve para que elas visualizem exemplos e o que acontece em outros municípios para que a gente consiga aplicar em nosso município, contribuindo assim com a permanência no campo, evitando o êxodo rural”.
De acordo com a extencionista rural Maria da Luz Pereira, que acompanha os dezessete grupos existentes no município desde a sua criação, as visitas servem para apresentar novas alternativas e atividades desenvolvidas por outras mulheres. “Elas tiveram a oportunidade de conhecer duas agroindústrias comandadas por mulheres no interior do município de Campos Novos e conhecer também o belo trabalho das mulheres aqui do Reluxo da Roça”, comentou a extencionista, que pretende incentivar as mulheres para que nos próximos anos o município de Brunópolis tenha de duas a três agroindústrias atuando com as mulheres agricultoras. “Acreditamos que trabalhos individuais não vão pra frente e o trabalho em grupos e associações são exemplos que incentivam para que busquem se aperfeiçoar cada dia mais”, comentou.
Para a participante da excursão e Secretária de Desenvolvimento Social do município de Brunópolis, Jusiana Ribeiro, “esse tipo de atividade é importante pois incentiva para que tenham mais vontade de continuar e o município é parceiro e buscamos sempre apoiar essas iniciativas que trazem progresso para o município”,comentou.
O espaço Reluxo da Roça criado em 2004 com apoio da Enercan, Epagri e Sebrae, conta com um grupo estruturado e formado por cinco mulheres, as quais realizam belos trabalhos que são comercializados ali mesmo. Para o extencionista da Epagri de Celso Ramos, Mauro Ros, “receber esses grupos é uma troca de conhecimento e oportunidade de mostrar os produtos confeccionados pelas nossas mulheres, além de terem sugestões de novos projetos e trabalhos, o que só vem a somar ao trabalho do grupo”, enfatizou.
Reluxo da Roça é destaque estadual
Recentemente um trabalho desenvolvido pelas mulheres artesãs de Celso Ramos foi destaque estadual em uma das feiras de maior evidência do estado realizada em Florianópolis. O lustre feito de tecido recebeu o certificado de destaque na feira Casa Cor, o que deixou as artesãs muito orgulhosas. “Receber este prêmio foi um prazer pois através de um trabalho de reciclagem conseguimos receber este reconhecimento. Saber que entre o estado o nosso grupo foi o escolhido e que nosso trabalho é bem visto nas feiras que participamos nos deixa muito feliz”, comentou a artesã Neiva De March da Silva, colocando ainda que vários produtos feitos por elas são apresentados em feiras em cidades como Florianópolis e Blumenau. “Com o apoio do Sebrae pessoas de outras cidades e estados conhecem o nosso trabalho o que compensa o nosso esforço”, finalizou Neiva. Os produtos confeccionados são comercializados ali mesmo, na casa das artesãs, que fica às margens da SC 458, na localidade de Santa Maria Gorete.
Deixe seu comentário