Administração municipal cancela a 1ª Expo Anita e 8ª Festa do Migrante
Celso Neves recebe diploma de reconhecimento da OAB
Os mais de 40 anos dedicados a profissão de advogado, exercendo junto ao escritório de advocacia a função de Assessor Jurídico, Celso Luiz da Silva Neves, aos 70 anos idade, recebeu no dia 26 de julho de 2021, o reconhecimento do Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, com o Diploma de Advogado Jubilado, pelos anos dedicados a profissão e por nunca ter recebido advertências nos anos de atuação na advocacia.
Natural de Lages, filho de Celio Pereira Neves e Izolina Luiza da Silva, é casado com Rita de Cássia Neves, pai de Bianca Cristina Neves e Cintia de Cássia Neves Oneda e tem três netos.
Em conversa com a equipe do Correio dos Lagos, o advogado se recorda dos tempos da faculdade e as dificuldades enfrentadas. Formado em Ciências Econômicas pela Uniplac em Lages com a conclusão do curso no ano de 1975, percebeu que ciências econômicas não era o que queria e se interessou pelo curso de Direito, como na época morava em Lages e a graduação de Direito só tinha em Itajaí, Florianópolis e Blumenau, prestou vestibular para Itajaí e iniciou a maratona de viagens diárias e estudos. "Era em média 600km por dia de ida e volta, juntamente com mais quatro amigos que viajavam diariamente de Lages a Itajaí, fazíamos uma média de 20 mil Km por mês durante cinco anos", lembra Celso que concluiu a graduação de direito em 2 de dezembro de 1979. "Foi bastante sacrificoso, estudava no período noturno saía de Lages às 15h30, chegava às 19h em Itajaí, assistia aula até as 22h e chegava em Lages novamente às 4h da manhã, dormia um pouco e depois ia trabalhar. Trabalhava como contador na época", destaca.
A forma como os amigos estudavam chama a atenção, eles gravavam as aulas em fitas cassetes e no retorno de Itajaí e na ida no outro dia, eles colocavam a fita no toca fitas e iam estudando as aulas gravadas. Era tudo particular, tudo pago tanto a faculdade como as viagens.
A vinda para o município anitense
Assim que formado, Celso recebeu convite do então prefeito José Pereira Neves para vir trabalhar como Assessor Jurídico na prefeitura, ele prontamente aceitou o desafio e poucos dias depois de formado, já estava atuando no município. O que era para ser um trabalho temporário, por apenas três meses, durou algumas décadas e a residência fixada no município. "Foi um desafio pois a profissão era muito difícil, tinha que trabalhar muito, os processos tinham que ser muito estudados e confeccionados com parecer tirados do livro, não tinha a facilidade de hoje, tinha que pesquisar", lembra ele relacionando o trabalho na época em que a tecnologia não existia e o velho e bom livro era o amigo de todas as horas.
Além da assessoria jurídica na prefeitura, o advogado montou seu escritório, oportunidade em que trabalhou até 2014, quando problemas de saúde o forçaram a parar de atuar. Além da assessorar na prefeitura de Anita, ele também trabalhou na prefeitura e câmara de vereadores de Celso Ramos.
O recebimento do prêmio
O advogado destaca que receber o diploma e o reconhecimento é muito gratificante. "Esse é um sinal de que procedi com honestidade, competência, critérios, atendi todo mundo da melhor maneira possível, trabalhei mais com justiça gratuita do que recebendo honorários e fiz minha história na profissão sem receber advertências, o que me rendeu receber esse diploma e reconhecimento". Junto com o diploma, Celso também recebeu uma pasta contendo material importante que retrata a sua atuação na advocacia junto a OAB.
"Quero agradecer a Deus por ter concluído a faculdade, a família por ter me apoiado diretamente, as pessoas que procuraram e confiaram no meu trabalho, os amigos aqui de Anita que sempre estiveram ao meu lado, de forma especial e carinho a minha esposa e as minhas filhas que sempre me entenderam nas horas difíceis e prestaram o apoio necessário para superar as dificuldades e incômodos da profissão. Estou contente pois estou bem de saúde e se tiver oportunidade volto a advogar novamente", comentou Celso destacando também que, para quem pensa em ingressar na advocacia, no curso de Direito, deve fazer pensando que não é brincadeira e não é saindo da faculdade que vai consertar o mundo. "O mundo é cheio de coisas difíceis e o advogado é mais uma peça para tentar resolver os problemas. Uma faculdade que vale a pena, abre os caminhos para muitos concursos com um leque bem grande que deve ser aproveitado com seriedade", finaliza.
Deixe seu comentário