Celso Ramos e seus escoteiros
A atividades desenvolvida pelos escoteiros, vai muito além da preservação ambiental, o trabalho em grupo aguça nos participantes o espírito de empatia, solidariedade, valores como respeito amizade e trabalhar em grupo em prol de ações para a sociedade e em Celso Ramos o Grupo de Escoteiros Vale dos Lagos 169, conta com 43 participantes, sendo 11 no ramo lobo e 23 no ramo escoteiro e 10 chefes.
A coordenação do grupo é realizada por um grupo de pais que trabalham voluntariamente pelo movimento escoteiro e surgiu de uma troca de experiências com outros grupos, como o Trem do Vale da cidade de Videira e Araucária da cidade de Campos Novos, entre outros que incentivaram o surgimento do Escoteiros do Vale 169.
O grupo já existe desde o ano de 2019 e diversos cursos de aperfeiçoamento já foram realizados. O grupo tem por objetivo formar crianças e adolescentes pessoas mais solidárias, com mais empatia, mostrando que ninguém vive sozinho e que precisam uns dos outros, além de mostrar que a natureza está ao lado das pessoas se souberem respeitá-la.
"O grupo escoteiro está sempre pronto para servir, e fazer o melhor possível, com isso já fizemos muitas ações em prol a comunidade. Participamos do plantio de ipê ao longo da rodovia que liga Celso Ramos a Anita Garibaldi em 2019 organizamos o jantar da Festa do Colono e Motorista, onde todo o dinheiro arrecadado foi para a igreja matriz e recentemente em parceria com a Enercan e a empresa Recicletar participamos do projeto escoteiros em ação", comentaram os coordenadores.
Esta ação realizada em parceria com a Enercan e a empresa Recicletar ocorreu em três parte.
Primeiro os escoteiros conheceram a empresa Recicletar e aprenderam com se separa os resíduos produzidos dando um destino correto a eles. Depois viram na prática como se faz o adubo orgânico, com os restos dos alimentos.
Na segunda parte da ação, foram enchidos saquinhos com adubo orgânico para serem distribuídos no município de Celso Ramos.
E na terceira parte foi realizada a entrega do adubo junto com um imã de geladeira com os dias certos da coleta do lixo orgânico e reciclável e explicando a importância da separação correta dos resíduos.
O grupo conta com o apoio dos pais das crianças participantes e se mantém através de promoções e as mensalidades. "O movimento escoteiros é um movimento muito sério, sendo que todos os integrantes têm sua carteirinha com o registro na UEB - União dos Escoteiros do Brasil, tendo descontos em vários lugares, toda criança tem um seguro, caso se machuque em alguma atividade. Tudo é feito e organizado para o bem das crianças e jovens que participam", finalizaram os coordenadores.
Deixe seu comentário