Administração municipal cancela a 1ª Expo Anita e 8ª Festa do Migrante
Central Única dos Trabalhadores iniciou suas atividades no estado em Chapecó
Os 30 anos de fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em Santa Catarina serão celebrados em sessão especial da Assembleia Legislativa nesta terça-feira, 27, às 19 horas.
Os 30 anos de fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em Santa Catarina serão celebrados em sessão especial da Assembleia Legislativa nesta terça-feira, 27, às 19 horas. Iniciativa do deputado estadual Dirceu Dresch (PT), o ato também vai homenagear os ex-presidentes da central catarinense e representantes das entidades sindicais filiadas à CUT.
Dresch, que já foi ex-dirigente da entidade, destaca a luta histórica da CUT em prol da classe trabalhadora, que resultou em leis, políticas públicas e decisões que garantem direitos, resguardam e valorizam os trabalhadores e trabalhadoras catarinenses. Ele também destaca o papel fundamental da entidade no processo de democratização do Brasil e na eleição do primeiro governo popular, representando pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Em Santa Catarina, a central foi fundada em 23 de setembro de 1984, na cidade de Chapecó, um ano após a fundação da entidade no Brasil, em 1983. Desde a origem, a CUT tem sido protagonista nas lutas dos trabalhadores e trabalhadoras. É a maior central do estado, com 122 sindicatos filiados, seis federações orgânicas (Departamento dos Metalúrgicos, Fetraf-Sul, Fetram, Fetec, Fetracom e Fetrial), duas federações filiadas (Fecesc e Fetessesc) e representa cerca de 618 mil trabalhadores da base.
Deixe seu comentário