logo RCN

Cinquenta anos dedicados a uma mesma empresa

Sabe aquelas histórias de superação e amor pelo que faz? Essa é uma que merece um destaque, afinal, não são todos os dias em que se celebra a marca de trabalhar 50 anos em uma mesma empresa. Essa é a história de vida de Adair Feltrin, o anitense que aos 17 anos de idade, o ano era 1971, deixava a casa da avó Zelinda em busca de novas oportunidades na cidade de Lages. O jovem, filho de Getúlio e Árida iniciou o trabalho na roça desde muito pequeno, com apenas sete anos de idade já tinha seus afazeres na lavoura, numa rotina árdua, mas realizada com muito afinco.
Seu objetivo com a mudança para Lages, era estudar no colégio agrícola, porém conhecedor das dificuldades financeiras da família, logo conseguiu um trabalho em uma vidraçaria, o que impossibilitou de continuar os estudos integrais no colégio agrícola.
Mas a sorte estava ao seu lado e o surgimento de uma vaga na loja de materiais de construção Angelo Zago e filhos, mudaria o seu destino. O menino tímido se candidatou a vaga e lembra ele que na época não se apresentava currículo, era realizado uma prova em que a empresa avaliava o desempenho do candidato. "Tinha que saber de matemática, saber o que era uma resma, a tabuada, copiar um texto de um jornal, pois as notas eram feitas a mão, então precisava ter números e letras bem legíveis para poder exercer a função, caso contrário não passava na prova", lembra Adair que durante uma semana voltou todos os dias a loja, para saber o resultado da seleção, até que um dia, recebeu a notícia que ele havia sido escolhido para a vaga.
01 de abril de 1972 é a data em que a sua carteira de trabalho foi assinada e desde então foram cinquenta anos dedicados a mesma empresa, ele viu a família e a empresa crescer, passou de balconista a gerente, foi com o trabalho dedicado nesses 50 anos que ele criou as filhas Aline e Ilana, as quais cresceram, estudaram, se formaram e hoje constituíram suas famílias.
Adair lembra de um fato que ocorreu no seu primeiro dia de trabalho em que ele derrubou uma lata de tintas, na porta do escritório do Sr. Jaci Zago, o diretor da empresa, naquele momento ele pensou que o seu emprego tinha acabado ali, mas não, o diretor falou para ele na oportunidade que não tinha sido nada, que iriam limpar e continuar o trabalho.
"Entrei inexperiente, ajudei na limpeza, no balcão, fui a São Paulo fazer compras para a empresa, vi o Tiano crescer. Em 1981 assumi a gerência da empresa, onde fiquei até 2008. Posso dizer sem medo de erra que a família Zago tem esse império graças ao senhor Jaci, um grande homem de negócios com quem aprendi muito. Eu não tinha nada quando comecei a trabalhar com a família Zago. Me dediquei muito e hoje tenho um patrimônio graças ao trabalho junto a Zago. Me sinto muito realizado, ajudei na construção desse império, mas a reciprocidade da família e da empresa foi sempre muito importante e verdadeira, eu faria tudo outra vez. Obrigado família Zago por ter sido terra fértil no quintal da minha vida, onde por 50 anos plantei e colhi as minhas realizações", destaca Adair.
Tiano Zago, diretor da empresa atualmente, aquele que Adair viu crescer destaca : "Neste dia 01/04/22, meu grande amigo, parceiro, trabalhador, responsável e meu espelho para prosseguir em frente, Sr. Adair Feltrin, completa um ciclo de 50 anos juntos à empresa! Destes 50 anos, 37 anos com assinatura na carteira de trabalho com meu falecido pai, e 13 anos comigo! Parabéns meu grande amigo e professor, tenho a maior consideração por sua pessoa, e só tenho à agradecer pelos ensinamentos que aprendi ao seu lado. Obrigado por fazer parte da família Jzago. 50 anos em uma única empresa não precisa de currículo, seu trabalho está marcado em nossa família como um exemplo a ser seguido", finaliza.
No dia 01/04/2022, Adair Feltrin assinou a sua despedida da empresa, a qual, durante 50 anos foi o seu trabalho e mais que isso, sua família.
Essa matéria foi elaborada baseada no livro escrito pela jornalista Ângela Christiane Dall Pizzol Corbellini.


Primeiro ciclo do Programa Rede Bem Cuidar foi concluído em Pinhal da Serra Anterior

Primeiro ciclo do Programa Rede Bem Cuidar foi concluído em Pinhal da Serra

Próximo

Uma 'informação' que gerou 'pânico'

Deixe seu comentário