Intensificados os preparativos para a Cavalgada da Região dos Lagos
Citricultores de Celso Ramos comemoram sucesso da atividade
No ano de 2005 a prefeitura municipal de Celso Ramos apoiou, através de incentivo financeiro e assistência técnica, a implantação de 25 hectares de pomares de laranja.
No ano de 2005 a prefeitura municipal de Celso Ramos apoiou, através de incentivo financeiro e assistência técnica, a implantação de 25 hectares de pomares de laranja.
Na ocasião, os agricultores beneficiados fundaram a Cooperativa dos Citricultores de Celso Ramos – COCICER. Dentre os sócios fundadores da Cooperativa, o agricultor Itamar Muniz Correia foi um dos que apostaram na atividade.
Para a implantação dos pomares de citros, os integrantes da COCICER utilizaram os recursos disponibilizados pela prefeitura, somando a isto recursos próprios obtidos através de empréstimos da linha de crédito Pronaf investimento.
Hoje a COCICER comercializa sua produção no mercado local, regional e recentemente conquistou o mercado de merenda escolar de alguns município da região, mercado este que remunera o produto a um preço diferenciado.
A boa adaptabilidade da variedade implantada (Folha Murcha), a alta qualidade dos frutos e sua boa aceitação no mercado, relativa facilidade de cultivo e boa opção de fonte de renda, são fatores que resultaram no sucesso da atividade. Além disso, é claro a confiança e trabalho dos citricultores de Celso Ramos.
"No começo muitos duvidavam que iria dar certo, tinha gente que até prometeu de chupar todas as laranjas que a COCICER conseguisse produzir", conta seu Itamar que hoje prevê uma safra de cerca de 30 toneladas de laranja em seu pomar. "Só que agora é meio difícil um cidadão conseguir chupar todas as nossas laranjas" brinca seu Itamar.
Itamar conta que a COCICER está expandindo suas atividades. "Este ano tivemos a entrada de novos sócios com a implantação de aproximadamente 10 mil pés de laranja". Segundo ele, a cooperativa planeja também adquirir uma esteira classificadora para a classificação e beneficiamento das laranjas.
Atualmente a COCICER comercializa seu produto no mercado regional, como uma fábrica de sucos de Fraiburgo, laranja in natura ,para um grande supermercado de Campos Novos e também para a merenda escolar de vários municípios, dentre eles Lages que consome um bom volume da produção.
O capricho que seu Itamar sempre teve nos cuidados com seu pomar, realizando as atividades de tratamento e cuidados recomendados pela assistência técnica prestada pela Secretaria Municipal da Agricultura na época da implantação e condução dos pés de laranja, resultam hoje na bela imagem que se vê ao caminhar por entre as laranjeiras. "Na citricultura, como em outras atividades, vale a receita de que o olho do dono é o que garante o sucesso", conclui seu Itamar.
Deixe seu comentário