logo RCN

Citricultura, uma área em crescimento na região

  • Foto Arquivo -

É cada vez mais visível a diversidade de produtos e investimentos nas lavouras e plantações, espalhadas por essas terras produtivas da Região dos Lagos. Investir e apostar no diferente, é algo que um grupo formado por 33 sócios, acreditou e desde março de 2004 criou a COCICER - Cooperativa dos Citricultores de Celso Ramos. Enfatizar o trabalho desses produtores que apostaram no cultivo da laranja e outros frutos cítricos, faz enaltecer a data de 08 de junho, a qual comemora-se o Dia do Citricultor.

O Dia do Citricultor foi estabelecido em 1969 e relembra a importância do profissional que cuida das plantações e da produção das frutas cítricas, que são a laranja, limão, lima, tangerina, cidra e muitas outras como o abacaxi e acerola.

A cooperativa atuante há 17 anos, tem como presidente atual, o produtor Daniel Junior Martinelli, o qual repassou as informações que constam nessa reportagem. A cooperativa está situada às margens da SC - 135 em Celso Ramos.

Entre as variedades de cítricos produzidos, a 'Folha murcha' é a que mais se destaca entre as demais variedades. "No último ano colhemos em torno de 800 toneladas, mas devido a geada tardia do ano passado, a previsão não é muito boa para esse ano, sendo esperado colher algo em torno de 200 toneladas", comenta Daniel.

Além dos sócios, o município conta com cerca de 50 produtores que em suas propriedades para produzir outras culturas, dependeriam de muito maquinário e a citricultura tem sido uma boa opção, tem sido rentável, chegando a produzir 40 toneladas por hectare em um ano bom de produção.

Recentemente a Administração Municipal repassou em forma de comodato um caminhão que irá auxiliar a cooperativa na entrega da produção, bem como na compra e distribuição de adubos e defensivos aos sócios, entre outras atividades. Daniel destaca que desde a fundação da cooperativa, eles contam com o apoio das administrações e já estudam alguns projetos a serem desenvolvidos juntamente com o prefeito Luizangelo.

Atualmente a produção é entregue para empresas de Lages e algumas empresas do litoral catarinense. Daniel destaca também o apoio da Epagri local que presta assistência técnica aos produtores.

Para o futuro, a expectativa é terem uma grande produção podendo chegar de 3 a 4 mil toneladas. "A ideia é classificar a laranja e abastecer os mercados de nossa região e de outras cidades", finaliza o produtor e presidente da Cocicer, Daniel.


Secretaria da Saúde de Anita Garibaldi realizou atividade em escola do interior Anterior

Secretaria da Saúde de Anita Garibaldi realizou atividade em escola do interior

Copercampos adquire terrenos em Água Doce e Vargem para construção de unidades Próximo

Copercampos adquire terrenos em Água Doce e Vargem para construção de unidades

Deixe seu comentário