Administração municipal cancela a 1ª Expo Anita e 8ª Festa do Migrante
Colombo assina convênio que cria linha de crédito para hospitais de SC
O governador Raimundo Colombo e o presidente do Badesc, João Paulo Kleinübing, assinaram na manhã desta quinta, dia 29, convênio que vai disponibilizar uma linha de financiamento para atender as instituições de saúde do Estado, o Badesc Saúde.
O ato foi realizado durante a abertura dos trabalhos do 35º Encontro Catarinense de Hospitais e 6ª Conferência de Gestão Hospitalar dos Países de Língua Portuguesa, em Florianópolis.
Colombo afirmou que a medida beneficia os cerca de 200 hospitais filantrópicos do Estado, que desempenham um grande papel no atendimento da comunidade catarinense. “Os hospitais filantrópicos do país todo passam por uma dificuldade muito grande. A remuneração que o SUS paga está bem abaixo do que custam os procedimentos realizados, então chega o final do mês e as contas não fecham e perde-se a capacidade de investir. Eles contam com recursos públicos e fazem uma série de eventos comunitários, mas é uma atividade muito difícil. Agora, estamos refinanciando todas as dívidas, limpando essa situação e reativando todo o processo de trabalho dos hospitais”, explicou.
O governador ressaltou a importância do convênio ao lembrar que quando os hospitais filantrópicos ficam inadimplentes, eles não podem mais receber recursos públicos, o que agrava a situação. O presidente da Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado de Santa Catarina, Hilário Dalmann, estima em R$ 200 milhões a atual dívida dos hospitais filantrópicos do Estado, valor que será refinanciado pelo Badesc.
O presidente da Agência de Fomento de Santa Catarina (Badesc), João Paulo Kleinübing, explicou que a parceria garante juros menores (8,5% ao ano para renegociação de dívidas e 7,9% ao ano para investimentos) e maior prazo para pagamento (10 anos, no caso dos refinanciamentos de dívidas). “É uma parceria importante para o fortalecimento dos hospitais e melhoria da gestão, contribuindo com o grande trabalho comunitário e filantrópico dessas instituições. O Badesc foi o único agente financeiro que aceitou trabalhar com o spread (diferença entre o que os bancos pagam na captação de recursos e o que eles cobram ao conceder o empréstimo) mínimo fixado pelo BNDES, que é de 2%. Isso reforça nosso papel social e o nosso trabalho pelo desenvolvimento de Santa Catarina ”, destacou.
O crédito do Badesc Saúde poderá ser utilizado para reestruturação de até 100% do endividamento bancário e com fornecedores. Também financiará até 100% de projetos de investimento, como obras civis, montagens, instalações, máquinas, equipamentos e capital de giro associado, de acordo com o porte da empresa e a modalidade do investimento. Para ter acesso ao Badesc Saúde, que vai disponibilizar recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a instituição de saúde precisa ter o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social e ter pelo menos 60% dos serviços ofertados via Sistema Único de Saúde – SUS, entre outros requisitos. Mais informações no site www.badesc.gov.br.
A assinatura do convênio nesta quinta também contou com a presença da secretária da Saúde, Tânia Eberhard; e do presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Catarinense, deputado José Milton Scheffer; além de autoridades do setor hospitalar.
Deixe seu comentário