Administração municipal cancela a 1ª Expo Anita e 8ª Festa do Migrante
Colombo vai à China confirmar vinda de fábrica de Caminhões para Lages
Governador também fará visita aos Emirados Árabes, onde participa de encontros com autoridades do comércio exterior de Dubai.
Uma comitiva catarinense, liderada pelo governador Raimundo Colombo, inicia nesta terça-feira, dia 3 de setembro, missão oficial para China e Emirados Árabes Unidos. Na China, a comitiva visita a sede da fabricante de caminhões Sinotruk, na cidade de Jinan, capital da província de Shandong, onde será assinado o contrato para a instalação da fábrica da marca em Lages, na Serra Catarinense. Nos Emirados Árabes, a comitiva participa de encontros com autoridades da área portuária e do comércio exterior de Dubai.
Fazem parte da comitiva o governador Raimundo Colombo; o presidente da SCPar, Paulo César da Costa; o ajudante de ordens, tenente-coronel Luiz Carlos Vitório; a diretora de Missões da Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais, Fabiana Staudinger; o diretor de Imprensa da Secretaria de Comunicação, Claudio Thomas; e o cinegrafista da Secom, Airton Fernandes.
A visita à fábrica sede da Sinotruk está programada para a sexta-feira, dia 6. Participam do encontro, o presidente da montadora chinesa, Ma Chunji, e o governador da Província de Shandong, Guo Shuqing.
A unidade de Lages será a primeira fábrica da Sinotruk fora da China. O investimento para construção é da ordem de R$ 300 milhões. A unidade vai gerar 400 empregos diretos e cerca de 700 empregos indiretos ligados à cadeia de fornecedores. Terá capacidade inicial para produzir cerca de 5 mil caminhões por ano, número que aumentará para 8 mil veículos por ano após os três primeiros anos de operação. A construção da unidade, no Polo Industrial de Índios, em Lages, ao lado da BR-282, deve começar em 2014 e durar um ano.
Na segunda-feira, dia 9, a comitiva chega a Dubai, onde participará de reuniões com empresários do setor portuário e com empresas de comércio exterior. Também está programada uma visita oficial ao Porto de Dubai, um dos maiores do mundo. A chegada da comitiva em Florianópolis está prevista para sexta-feira, dia 13.
Negócios no Exterior
Esta é a sétima viagem de Colombo para o Exterior desde o início do governo. Em junho deste ano, o governador esteve no Japão para assinatura do acordo que garantiu a abertura do mercado japonês para a carne suína catarinense.
E em maio, esteve na Europa para encontro com diretores da BMW, na Alemanha, e com dirigentes da Red Bull, na Áustria.
Em 2012, foram duas missões: uma para a Ásia (onde foram visitadas empresas e representantes do governo do Japão e da China) e uma aos Estados Unidos, onde Colombo visitou o Bank of América, reduzindo as taxas de juros de transações financeiras anteriores promovidas pelo governo do Estado.
Em 2011, foram outras duas missões: uma para Europa, onde o governo iniciou tratativas com a BMW, e outra para Japão e Coreia do Sul, onde o governo fez encaminhamentos para liberação da carne suína catarinense e para a implantação no Estado de empresas como a LS Mtron, fabricante coreana de tratores.
Deixe seu comentário