Intensificados os preparativos para a Cavalgada da Região dos Lagos
Com as chuvas casas ameaçam cair em Anita Garibaldi
Moradores que passaram a conviver com esta realidade chamaram a reportagem do Correio dos Lagos
A Prefeitura Municipal de Anita Garibaldi recentemente contratou uma empresa para que realizasse a limpeza e alargamento do Lajeado dos Antunes que com fortes chuvas transbordava e inundava as casas próximas ao lajeado. Agora o problema é outro, por consequência desta limpeza e das fortes chuvas, algumas residências próximas ao lajeado ameaçam cair a qualquer momento.
Moradores que passaram a conviver com esta realidade chamaram a reportagem do Correio dos Lagos para mostrar drama que estão passando e se mostraram preocupados com a situação. Algumas casas com a limpeza estão em cima do lajeado e correm o risco de serem "engolidas" pelas águas.
Segundo Maria Joaquina Ribeiro de 61 anos, moradora da rua Guilherme Ataíde Espindola, "começaram a mexer sem minha autorização, por que não vieram falar comigo, retiraram cerca de dois metros do meu lote onde tinha plantado árvores para ajudar a proteger minha casa, retiraram tudo, e agora com as chuvas está desbarrancando a cada dia mais". Dona Maria Joaquina diz que seu paiol já está condenado e pode cair a qualquer momento. "Acho certo que tinha que limpar mas poderiam ter retirado a terra do outro lado onde há apenas uma lavoura de pasto e não do lado de cá, pois aqui há residências se eles não sabem pessoas residem aqui, aliás só lembram disso na hora de vim pedir votos", comentou. A moradora disse que procurou o responsável pelas obras mas não teve êxito. "Falei com Célio Xavier e ele disse que vinha aqui ver mas não apareceu, liguei para ele e fui muito mal atendida, nossa situação é crítica, estamos preocupados, aqui tenho vizinhos idosos e deficientes que muitas vezes tem que retirá-los erguidos quando alaga tudo, precisamos de ajuda", desabafou a moradora.
O morador Dilceu da Silva, 46 anos, coloca que em sua casa a água já entrou muitas vezes. "Tenho uma casa que fica aos fundos, esta infelizmente de tanto encher de água apodreceu e está escorada com uma madeira porque vai cair". Os moradores colocam que tem um açude atrás das casas que é de um vizinho e toda que vez que chove muito ele transborda. O correto a fazer é esvaziar para evitar novas inundações. "Já procurei a administração mas até agora nunca vieram aqui ver nossa situação, defesa civil neste município só serve para arrecadar dinheiro, mas atender quem precisa nunca vem, é triste precisar e nunca ser atendido por quem está sendo pago para nos ajudar. Por favor venham avaliar nossa situação e nos ajudar", pediu seu Dilceu.
Procurado o secretário de Obras do município, Célio Xavier, disse que já está avaliando a situação. "Já mandei o pessoal vistoriar o local, para verificar a real situação, após esta vistoria vamos ver o que poderá ser feito".
Deixe seu comentário