Intensificados os preparativos para a Cavalgada da Região dos Lagos
COMAC-SC 2023 – Boas Práticas na região da AMPLASC
Na COMAC-SC 2023 aconteceu nesta quinta-feira (28) a exposição da Boa Prática na gestão municipal de Celso Ramos relacionado área de Assistência Social. Trata-se do projeto Grupo Feliz Idade, idosos e cuidadores, a importância do cuidado aliado ao conhecimento.
As explicações da atividade foi proferida pela técnica responsável pelo projeto, Vanessa Menegazzo, com acompanhamento do Prefeito Luizangelo Grassi e a Secretária Municipal de Assistência Social, Suzi Barbosa.
Devido ao aumento da longevidade e dos casos de violência e negligência para com a pessoa idosa, surgiu a necessidade de um trabalho voltado exatamente para esse público que envolvesse diretamente seus cuidadores (filhos, netos, nora, cuidador profissional).
Identificada a estrutura necessária: espaço físico do CRAS, automóvel para buscar e levar os idosos que não conseguem locomover-se e cadeira de rodas pra os necessitados a equipe de Assistência Social com apoio das agentes de saúde realizaram busca ativa dos idosos.
Assim, de março a dezembro ocorrem encontros mensais, com a duração de 2 horas no período vespertino. As orientações seguem a ordem: tema, dinâmica, atividade manual e lanche.
O idoso e o cuidador realizam as atividades juntos, com começo meio e fim no mesmo dia do encontro, sendo grupo máximo 25 pessoas, para que todos tenham a mesma qualidade no atendimento e atenção em suas demandas.
Os temas são pensados de acordo com a necessidade do grupo. Esporadicamente outros profissionais são convidados como: fisioterapeuta e educador físico.
Vale destacar que os idosos participantes são aqueles que não frequentam o grupo tradicional do município, idosos acometidos por doenças graves como Alzheimer e Parkinson, cadeirantes ou com deficiências visual e auditiva.
Resultados: A prática possibilitou além do fortalecimento dos vínculos entre idoso e cuidador, o empoderamento dos mesmos prova disso é que:
- Há procura para participar do grupo;
- Participação efetiva dos idosos e seus cuidadores;
- Diminuição no índice de denúncias de negligência para com idosos no município.
Ao final a FECAM entregou certificado reconhecimento pela prática.
Deixe seu comentário