logo RCN

Comércio anitense engajado na campanha do outubro rosa

O mês de outubro em todo o país é dedicado a proteção contra o câncer de mama

 A manifestação pela prevenção iniciou mais precisamente no ano de 1997, com as ações de maior destaque, porém a data já era lembrada desde o ano 1990. 

Com iluminação rosa em pontos estratégico de diferentes lugares do mundo, todos os anos a cor rosa toma conta de espaços, monumentos, roupas e as vitrines de lojas, como acontece em Anita Garibaldi, onde através de uma iniciativa da secretaria de saúde, foi lançado um concurso envolvendo todos os comércios de Anita Garibaldi, os quais deverão decorar as vitrines ou fachadas com as cores do tema, o qual tem como lema “Um mês rosa por ano e sua vida não vai passar em branco”. O estabelecimento escolhido receberá premiações nesta quinta-feira (25), dia em que será realizado na unidade básica de saúde, diferentes ações com o tema, como palestras educativas e encaminhamentos para mamografias, além de uma caminhada no final da tarde. Para quem quiser participar da caminhada, basta vestir alguma peça de roupa ou adereço em tom de rosa. Neste dia também acontece à premiação da melhor vitrine.
De acordo com o presidente da CDL de Anita Garibaldi, Jean Pinheiro a secretaria de saúde procurou a CDL para lançar a campanha, a qual foi bem aceita pela maioria dos associados e também pelos não associados da CDL, haja vista que a causa é de suma importância. Para ele é uma campanha interessante e passa uma mensagem positiva para que cuidem da saúde. “Parabenizo a iniciativa e com isso estamos contribuindo na divulgação e conscientização dos riscos do câncer de mama”, comentou o presidente.
 
Lojistas falam da importância da prevenção e por que aderiram à campanha
 
A lojista Eloides Matos decorou sua vitrine com tons de rosa e colocou alguns lembretes, para quem visita sua loja e sua vitrine, sobre como fazer o auto-exame e da importância da prevenção. “Estamos engajados nesta campanha e buscamos mostrar a importância da conscientização e prevenção do câncer de  mama, não somente no mês de outubro, mas em todos os dias”, comentou Eloides, a qual deixou uma mensagem para as mulheres. “Mulher! cuide de sua saúde, faça o autoexame o ano todo, procure o médico regularmente e seja bonita por fora e por dentro”.
A lojista Debora Pinheiro, também fez questão de colocar alguns lembretes em sua vitrine para chamar a atenção de quem passa na rua para a prevenção e até mesmo conhecer o que é a campanha e os cuidados com o câncer de mama.
Neuza Lima, proprietária da Loja Nossa Casa, também deixou sua vitrine rosa, porém não tinha conhecimento da campanha “Outubro Rosa”. “Sei da prevenção do câncer de mama, mas não tinha conhecimento da campanha, pois é a primeira vez que tem destaque no município. Minha mãe morreu de câncer de mama e procuro sempre me cuidar, fazer o autoexame, mamografia. Tinha que ser mais fácil conseguir marcar uma mamografia, pois muitas vezes demora meses”, comenta.
Alguns lojistas colocaram mensagens de prevenção em manequins, chamando a atenção para o cuidado com as mamas. Outros fizeram o laço rosa, o qual simboliza a luta contra o câncer de mama, cada um com um estilo diferente, porém todos querem repassar o mesmo recado para a prevenção e cuidados especiais com o câncer.
 
Professores de Abdon Batista realizam passeio cultural Anterior

Professores de Abdon Batista realizam passeio cultural

Relembrar as histórias e dar um ?adeus? ao local que ficará embaixo d?água Próximo

Relembrar as histórias e dar um ?adeus? ao local que ficará embaixo d?água

Deixe seu comentário