Administração municipal cancela a 1ª Expo Anita e 8ª Festa do Migrante
Comunidade de Esmeralda se mobiliza pela entrega do Troféu José Mendes.
Em novembro de 2019, foi aprovado na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o Projeto de Resolução, de autoria do Deputado Paparico Bacchi, que altera o Prêmio Vitor Mateus Teixeira e institui a criação do Troféu José Mendes.
O Prêmio Teixerinha e o Troféu José Mendes, buscam reconhecer, valorizar, incentivar os trabalhos, as ações, da música e dos artistas gaúchos, e de quem divulga a Cultura Gaúcha.
O Prêmio Teixerinha existente há 23 anos, e o Troféu José Mendes acontecerá este ano em sua primeira edição. O deputado Paparico, destaca que este evento colocará lado a lado dois artistas imortais da Cultura Gaúcha.
De acordo com a resolução 3.201, a entrega do Troféu José Mendes deverá acontecer juntamente com a entrega do Prêmio Teixerinha, que acontece anualmente, na primeira semana do mês de dezembro, na Assembleia Legislativa em Porto Alegre.
Por se tratar da primeira edição do Troféu José Mendes, a comunidade de Esmeralda, no final do mês de junho, ocasião da visita do deputado Paparico na cidade, representantes de diversos segmentos da sociedade solicitaram ao deputado Paparico que interceda junto ao Presidente da Assembleia do Rio Grande do Sul, deputado Gabriel de Souza, para que a primeira edição do Troféu José Mendes seja entregue no munícipio de Esmeralda.
Esta mobilização, conta com assinaturas do Prefeito Municipal de Esmeralda, João Hermenegildo Pereira, Vice-Prefeito Jossemir Teixeira da Costa, os secretários municipais de Esmeralda, os nove vereadores do munícipio, presidentes de diversos sindicatos da cidade, patrões de todos os CTGs do munícipio, diretores das Escolas do Munícipio, e pessoas dos diversos segmentos do munícipio.
A comunidade de Esmeralda faz essa reivindicação, por que em Esmeralda se encontra o Memorial José Mendes, Patrimônio Cultural do RS, aprovado pela Assembleia Legislativa, através da lei 12.566 de 2006, sendo um local onde se encontra diversas fotos, documentos, objetos pessoais do artista, bem como seus restos mortais.
Vale destacar que José Mendes teve uma vida curta, falecendo com 34 anos e 10 meses, e que de 1944 a 1958, isto é mais de 40% de sua existência residiu em Esmeralda. Ele nasceu em 1939 e faleceu no ano de 1974.
Por estas razões a comunidade de Esmeralda e região fazem um apelo ao deputado Gabriel de Souza, para que a primeira edição do Troféu José Mendes ocorra na cidade de Esmeralda.
Deixe seu comentário