logo RCN

Comunidade Terapêutica Renascer em Cristo quer ajudar a comunidade de Anita Garibaldi

Você já ouviu falar da Comunidade Terapêutica Renascer em Cristo? Talvez por nome não, mas com certeza já deve ter visto ou comprado as trufas vendidas por homens que vestem coletes verdes e percorrem as ruas das cidades, oferecendo o doce, por eles produzidos.

A comunidade Terapêutica desenvolve suas atividades a um ano no município de Esmeralda no Rio Grande do Sul e atende homens com idade entre 18 e 60 anos, dependentes químicos e que buscam ajuda para deixar o mundo das drogas e do álcool.

O trabalho desenvolvido pelo Pastor Marcio de Jesus Melos, presidente da comunidade terapêutica, juntamente com sua equipe, é através da espiritualidade, oferecer uma nova vida aquelas pessoas já abandonadas pela sociedade, por seus familiares e que querem uma nova chance de viver, de largar do vício e mostrar que toda pessoa é capaz de mudar e voltar a ter dignidade e conviver em sociedade longe da droga e do álcool.

A Comunidade Terapêutica desenvolve um trabalho gratuito, e sobrevive da venda das trufas e da doação da comunidade, comércios tanto de Esmeralda como de Pinhal da Serra e pessoas que se sensibilizam com o trabalho desenvolvido.

Uma das pessoas que abraçou a causa e contribui com a comunidade é a sargento da Brigada Militar, Fabiane Jahns Eger. Ela atualmente trabalha em Vacaria, mas reside em Anita Garibaldi e teve a oportunidade de conhecer de perto o trabalho desenvolvido, bem como as dependências do local. "Eu tive a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido enquanto atuava no município de Pinhal da Serra e poder contribuir para o bom funcionamento das atividades é gratificante, estamos vendo a repercussão positiva e perceber que a comunidade tanto de Esmeralda como de Pinhal da Serra abraçou a causa é emocionante", comentou Fabiane que junto a Brigada Militar de Esmeralda e Pinhal da Serra, vem apoiando o centro de reabilitação.

O trabalho do pastor Marcio iniciou a cerca de 11 anos na cidade de Caxias do Sul. "Por eu ser pastor, muitas pessoas me procuravam em busca de ajuda e sempre encontrava dificuldade em ajudar, pois as clínicas de reabilitação sempre cobravam valores que não tínhamos como pagar, quando tinha uma vaga social, tudo bem, mas quando não tinha e gente se frustrava e essas limitações me deixavam angustiado", comenta o pastor que iniciou a primeira comunidade terapêutica na cidade de Caxias do Sul, percorreu outras cidades no estado gaúcho, até se instalar em Esmeralda.

O Centro Terapêutico está localizado na comunidade Rincão da Cruz, interior do município de Esmeralda e abriga atualmente doze pessoas, porém tem capacidade e alvará para atender 29 pessoas do sexo masculino. O tratamento tem duração de nove meses e para ingressar, a pessoa precisa apresentar documentação, teste de covid e não ter dependências em aberto com legislação e com a polícia. As atividades na casa incluem atendimento com psicóloga, momentos de leituras, palestras, filmes, esporte, a parte da espiritualidade, terapias, aconselhamentos e atividades para a manutenção do local. O estudo da bíblica sagrada é realizado em cinco oportunidades durante o dia e a espiritualidade está sempre presente. "Trabalhamos com três palavras 'Trabalho, disciplina e espiritualidade', não existe remédio para dependência química, o que faz parar de usar droga, é uma conscientização e boa fundamentação, e através da fé, oração é possível e para o usuário se manter em pé tem que manter a espiritualidade", destaca Marcio.

A Sargento Fabiane destaca o preconceito que existia quando a comunidade se instalou no município. "Se tinha um preconceito grande e quando a Brigada entendeu a real importância do trabalho e abraçou a causa, fizeram reunião com as prefeituras e a comunidade mudou a ideia do centro, tudo mudou e hoje a criminalidade reduziu e a gente percebe que as pessoas têm prazer em ajudar", comenta.

A estimativa de cura, segundo o pastor Marcio, é de que a cada 10 pessoas que passam pela comunidade, sete abandonam o mundo das drogas ou do álcool.

A ideia da Comunidade Terapêutica é abrir as portas para ajudar mais pessoas da região, e além de atender os municípios gaúchos, eles querem oferecer os trabalhos para as pessoas que precisam de ajuda no município de Anita Garibaldi e demais municípios da região.

Vale ressaltar que o local recebe apenas homens por não ter mão-de-obra para atender o público feminino.

A parceria com as prefeituras de Esmeralda e Pinhal da Serra é muito importante também. "Hoje temos um apoio do poder público e da secretaria de saúde de Esmeralda que presta atendimento médico e odontológico, para as pessoas que frequentam a comunidade e esse apoio é fundamental", lembra o pastor que enaltece também o apoio da Brigada Militar. "Esse apoio fez toda a diferença, desde o respeito dentro da comunidade terapêutica, quanto na comunidade em geral para desmistificar de que lá só tem pessoas que não prestam", enfatiza.

Para quem quiser conhecer mais o trabalho desenvolvido pela Comunidade Renascer em Cristo, ou ainda ajudar com recursos financeiros, pode entrar em contato com o pastor Marcio através do fone (54) 99116-6822, também seguir a página na facebook Comunidade Terapêutica Renascer Esmeralda, ou ainda procurar a Sargento Fabiane que apoia a comunidade.

Além do recurso financeiro, eles precisam de apoio na realização de oficinas para as pessoas que lá frequentam e também na doação de alimentos. "Toda ajuda é bem-vinda e queremos também ajudar quem precisa aqui no município de Anita Garibaldi", finaliza Pastor Marcio.

Se você conhece alguém que precise de ajuda para deixar o vício das drogas ou do álcool, entre em contato com a Comunidade Terapêutica e ajude a salvar uma vida.


Parcerias trabalham em projeto para castração de animais em Celso Ramos Anterior

Parcerias trabalham em projeto para castração de animais em Celso Ramos

Secretaria Municipal de Educação de Cerro Negro adquire novos brinquedos através de doação da  empresa Florestal Gateados Próximo

Secretaria Municipal de Educação de Cerro Negro adquire novos brinquedos através de doação da empresa Florestal Gateados

Deixe seu comentário