Intensificados os preparativos para a Cavalgada da Região dos Lagos
Comunidades sofrem com a falta de energia elétrica
Um pouco mais de três meses, esse é o período que as comunidades de São Mateus, São Pedro e Marmeleiro estão sofrendo com as quedas de energia elétrica.
A falta de energia vem causando muitos transtornos às mais de 50 famílias que residem nessas localidades, como a perda de alimentos e para alguns moradores a perda do leite que sem a energia elétrica acabam estragando. A conta de energia elétrica em alguns casos também teve um aumento.
De acordo com o morador José da Silva Casara da localidade de São Mateus, o problema é geral, só ele já perdeu mais de 500 litros de leite. "É um desperdício, estamos tendo que jogar fora o leite, nesse final de semana a luz veio no domingo às 16h e às 19h já desligaram, passamos dia e noite sem luz, só nesse final de semana foram 200 litros de leite". Ele comenta que desde novembro tiveram apenas 40% de energia elétrica durante todos esses meses.
Essas famílias dependem da entrega do leite para o complemento na renda familiar, mas sem energia os prejuízos são muitos.
A comunidade já procurou a Celesc que é responsável pela distribuição da energia no município, já ligaram para central de atendimento da celesc, já procuraram a promotoria do município, mas nada foi solucionado.
Outro problema enfrentado não só pela comunidade mas por todo o município é a falta de pessoal para atendimento no escritório da empresa. A maior parte do dia ele fica fechado, causando mais transtornos a população. Sabemos que muitas reclamações poderão ser realizadas via internet ou telefone, mas a comunidade é formada na maioria por pessoas simples, que não tem acesso facilitado a internet ou ao zero oitocentos disponibilizado pela celesc, o que dificulta a resolução dos problemas.
Nessa quarta-feira foi realizada uma reunião com os moradores e o gerente regional da celesc de Lages Nazareno, para possível solução do problema.
O que foi repassado aos moradores é que a causa possível é a vegetação e árvores que chegam na rede. Na maioria dos casos cerca de 80% das quedas de energia são causadas por árvores que encostam nos fios.
O gerente se comprometeu em mandar ainda nessa semana uma equipe técnica para avaliar o problema e realizar o corte das árvores que estiverem comprometendo a rede.
Com relação ao escritório da celesc que se encontra fechado, já está sendo realizado uma seleção para a escolha de um estagiário que trabalhará quatro horas diárias no atendimento ao público.
A celesc pede para que não plantem pinus, eucalipto ou qualquer árvore próximo a rede de energia elétrica para que não venha a ocorrer problemas futuros.
Deixe seu comentário