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Consultoria técnica gratuita da SCGÁS chega ao milésimo atendimento

Prestar consultoria gratuita aos clientes é a prova de que o que é bom para o cliente é bom para o fornecedor

 A Gerência de Tecnologia de Gás da SCGÁS alcançou, no fim de 2013, a conclusão da milésima solicitação de serviço técnico realizado a clientes. O relatório de eficiência energética foi apresentado à Ceusa Revestimentos Cerâmicos, indústria da cidade de Urussanga, em seminário feito na sede da empresa no dia 11 de dezembro em parceria com o Instituto Maximiliano Gaidzinski (IMG).

A marca do milésimo atendimento representa a consolidação do modelo de atuação criado pela SCGÁS em 2006, que auxilia principalmente os consumidores industriais e comerciais de gás natural a otimizarem a utilização do insumo em seus negócios, resolver problemas técnicos e encontrar novas formas de aplicação vantajosa do gás natural.

A Gerência de Tecnologia da SCGÁS é a única do Brasil a funcionar de forma independente dentro de uma distribuidora de gás natural, centralizando os serviços de assistência a clientes demandado pelas áreas comerciais, os projetos de inovação e as metas de eficiência energética. Os resultados alcançados com os projetos da Getec já ultrapassaram em mais de 300% o custo de sua operação, o que demonstra o sucesso da prática pioneira no Brasil. "Prestar consultoria gratuita aos clientes é um negócio que muitos poderiam rotular como contraprodutivo, mas o desempenho da Getec é a prova de que o que é bom para o cliente sempre é bom para o fornecedor", avalia Cósme Polêse, Presidente da SCGÁS.

Novo modelo
Criada em 2006 através de uma unificação de procedimentos que já vinham sendo feitos nas áreas comerciais e de planejamento da empresa, a Getec surgiu com o propósito de concretizar os valores de inovação e priorização do cliente, integrantes da carta de princípios da companhia. "Diante das solicitações e dúvidas apresentadas pelos clientes, poderíamos nos ater a fazer apenas o básico, que é levar o gás até a porta, e orientar que o cliente buscasse assistência técnica privada no mercado", conta o engenheiro da Getec William Lehmkuhl. "Trata-se de uma política de posicionamento da companhia, enxergando o consumidor do gás natural como parceiro estratégico, e não apenas cliente", completa.

Os atendimentos são feitos por meio de estudo dos processos industriais e modelo de atuação do cliente com visitas de campo. Ricardo Konishi, Gerente de Tecnologia de Gás da SCGÁS, explica que é fundamental para a companhia o conhecimento de todos os processos industriais do cliente. "Nós entendemos de gás natural e o cliente entende do seu processo produtivo. Unir o conhecimento para gerar progresso e inovação é o que nós buscamos, afinal nós todos trabalhamos com o mesmo objetivo de tornar a sociedade catarinense mais próspera e eficiente", resume. Dentre os principais serviços prestados pela Getec, além do relatório de eficiência energética, estão análise de conversão, avaliação de consumo, estudo de viabilidade de geração/cogeração, simulação de rede interna e outros.

Este novo modelo de estruturação do serviço de assistência técnica já levou a SCGÁS a alcançar importantes conquistas e reconhecimento como 3 TOP GÁS , prêmio concedido bienalmente pela Petrobrás às distribuidoras de gás natural brasileiras, em 2008, 2010 e 2012, apresentação de cases em congressos internacionais no Brasil, Argentina, Coreia do Sul e Malásia e projetos de inovação em utilização de gás natural como um forno de assar pães por termissifões (2007), um processo de fabricação de telha similar ao porcelanato (2008), um processo de pré-aquecimento de panelas de fundição (2011), uma máquina de estampar tecidos (2012) e uma máquina termoformadora de copos plásticos (2013), esta última responsável pelo primeiro copo plástico a gás natural do mundo.

"Quanto maior a eficiência do processo de produção, mais econômico e vantajoso o gás natural se torna. Isso não é bom apenas para o cliente, mas também para a companhia, pois com a atual situação de baixa oferta de gás no mercado, eficiência energética significa aumento no número de clientes e otimização do suprimento", explica o engenheiro William Lehmkuhl. Em 2013, a Getec alcançou a sua meta de solucionar a economia de 30 mil m³/dia de gás natural através da proposição de projetos de eficiência ao mercado catarinense. "Nós contamos com os clientes para a aplicação destas medidas de forma a recolocar este montante de insumo no mercado. Assim esperamos proporcionar a mais clientes o privilégio de utilizar esta energia que impulsiona o desenvolvimento social e econômico sustentável", aposta o Presidente Cósme Polêse.

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