logo RCN

Controladores de javali participaram de treinamento em Anita Garibaldi

No sábado, dia 15, a Associação Desportiva de Tiro e Caça Atiradores dos Lagos, de Anita Garibaldi, promoveu, conjuntamente com a CIDASC, um treinamento para controladores de fauna exótica invasora (caçadores legalizados de javali), visando à coleta de amostras de sangue dos animais abatidos.

O treinamento foi realizado no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social, sendo ministrado pelo médico veterinário Joel Gilberto Bialkowski, da CIDASC de Capão Alto/Campo Belo do Sul, com a participação da também médica veterinária Najla L. Solvalagem, da CIDASC de Anita Garibaldi/Cerro Negro.

Além da metodologia para as coletas e preservação das amostras de sangue, foram ministradas práticas para identificação visual de doenças, como cisticercos, lombrigas e tênias (solitárias), entre outras, visando subsidiar o caçador para que esse faça ou não o aproveitamento da carcaça como alimento.

O material coletado nas caçadas será enviado pelos controladores aos técnicos na CIDASC, que o repassará à EMBRAPA Suínos com sede em Concórdia/SC. Essas amostras serão analisadas quanto à presença de patógenos, causadores de doenças como a peste suína clássica, febre aftosa, etc.

Desta forma, os controladores de javalis são peças fundamentais dessa pesquisa, que visa o monitoramento constante para a manutenção da sanidade dos rebanhos do Estado de Santa Catarina, que é o maior produtor e exportador de carne suína do Brasil.

Os participantes serão cadastrados pela CIDASC como colaboradores da pesquisa, e poderão, assim que normatizado, fazer o transporte e o aproveitamento das carcaças dos animais abatidos, o que é atualmente proibido.

Este foi o quarto treinamento realizado pela CIDASC com os controladores em todo o Estado de Santa Catarina. Em razão da pandemia do Coronavírus, a participação nesse primeiro treinamento em Anita Garibaldi foi limitada a 15 associados, sendo obedecidas as necessárias medidas de distanciamento social, uso de máscaras e álcool gel, para reduzir os riscos de contaminação.

"Aproveitamos mais uma vez para agradecer à CIDASC pela parceria, e à Prefeitura Municipal de Anita Garibaldi pela disponibilização do local para realização do evento", destacou a organização do treinamento.

Em breve deverá ser organizada uma nova turma. Os controladores associados interessados já podem entrar em contato com a diretoria da Associação Desportiva de Tiro e Caça Atiradores dos Lagos, visando garantir a participação no próximo treinamento.

Os interessados deverão procurar o escritório da referida associação, localizado na Rua Benjamin Suppi, Nº86, no Centro de Anita Garibaldi, de segunda a sexta no período da tarde. Ou, ainda, entrar em contato por e-mail: atiradoresdoslagos01@gmail.com, ou pelo telefone: (49) 99971-9442.


Copercampos inicia projeto de suinocultura no RS Anterior

Copercampos inicia projeto de suinocultura no RS

Equipe do município de Cerro Negro participa de capacitação realizada pela Amures Próximo

Equipe do município de Cerro Negro participa de capacitação realizada pela Amures

Deixe seu comentário