Intensificados os preparativos para a Cavalgada da Região dos Lagos
Crédito Fundiário para agricultores do município
Na quinta-feira (11) aconteceu uma importante reunião na casa de formação em Anita Garibaldi. O objetivo do encontro foi a capacitação dos agricultores que pretendem aderir ao Programa Nacional de Crédito Fundiário ? PNCF
Na quinta-feira (11) aconteceu uma importante reunião na casa de formação em Anita Garibaldi com as presenças de agricultores, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Anita Garibaldi, Epagri, Conselheiros do CNDR, Banco do Brasil e os representantes da Fetraf-Sul Marcos, Gilberto Binsfeld, gerente de assuntos fundiários da UTE de Florianópolis.
O objetivo do encontro foi a capacitação dos agricultores que pretendem aderir ao Programa Nacional de Crédito Fundiário ? PNCF, desenvolvido através do Governo Federal com apoio do governo do Estado que concede financiamentos para que os agricultores utilizem esse dinheiro na compra do imóvel rural e produzam o sustento das famílias.
Esse é um programa da Secretaria da Agricultura do Estado de Santa Catarina, coordenado pela UTE ? Unidade Técnica Estadual em parceria com Sindicato dos Trabalhadores Rurais Fetraf-Sul, que visa o crédito a agricultores que possuem experiência de cinco anos em atividades agrícolas, renda anual de até 15 mil e o patrimônio de até 30 mil. O valor do crédito é de até R$ 70 mil reais com juros de 5% ao ano, prazo de pagamento de 20 anos e carência de 36 meses.
De acordo com Gilberto Binsfeld, representante da UTE. "Os agricultores podem realizar o crédito fundiário em parceria com outros agricultores ou individualmente e está direcionado a meeiros, arrendatários, posseiro, agregado e pequenos produtores".
O encontro reuniu em torno de 50 pessoas entre possíveis beneficiários e parceiros.
De acordo com Eliziane Souza, coordenadora do projeto no município. "Para o sindicato é muito importante, pois vai possibilitar aos agricultores que ainda não são proprietários de ter sua área de terra e melhores condições para cuidar da família", concluiu.
Para os agricultores interessados é necessário procurar o sindicato dos trabalhadores rurais, cadastrar a proposta que será analisada e enviada a Epagri que será responsável pelo projeto técnico para possível aprovação e qualificação do imóvel.
Deixe seu comentário