Intensificados os preparativos para a Cavalgada da Região dos Lagos
Criada a agência para desenvolver o turismo da Região dos Lagos
Criada oficialmente na quarta-feira(7), a Agência de Desenvolvimento da Região dos Lagos (ADREL). O presidente é o prefeito de Capão Alto, Antônio Coelho Lopes Júnior, o 'Bota'. A entidade já possui estatuto e personalidade jurídica.
Criada oficialmente na quarta-feira(7), a Agência de Desenvolvimento da Região dos Lagos (ADREL). O presidente é o prefeito de Capão Alto, Antônio Coelho Lopes Júnior, o "Bota". A entidade já possui estatuto e personalidade jurídica.
A reunião que definiu os últimos detalhes da agência aconteceu na Amures. Também foi formado o Conselho Consultivo e fiscal da entidade que foi concebida numa parceria dos municípios de Capão Alto, Campo Belo do Sul, Cerro Negro, Anita Garibaldi, Pinhal da Serra, Bom Jesus, Esmeralda e Vacaria.
A agência tem a participação, ainda, da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra (Amucser) e da Baesa. O vice-prefeito de Pinhal da Serra, Delmar Jaguszewski, ficou de vice na diretoria da agência que foi registrada em cartório na tarde de quarta-feira.
"Estamos há três anos trabalhando nesta agência e só agora ela está concebida. O processo é lento, mas o que importa é que cada passo seja dado no seu tempo e de forma sólida, porque esta agência irá fomentar o desenvolvimento turístico sustentável do entorno do lago da hidrelétrica Barra Grande", disse o prefeito Antônio Lopes Júnior.
O próximo passo será aprovação do Plano Diretor do Lago e para isso, os prefeitos irão em grupo numa audiência com a presidência do Ibama, em Brasília. Na reunião desta quarta-feira, também participaram dos encaminhamentos, a bióloga Nádia Boff Ribeiro, que já presta serviços à agência, o secretário executivo da Amures, Gilsoni Albino, o assessor ambiental da Amures, Alexandre Silva e o empresário César Lavoura, idealizador do projeto.
O vice-presidente da nova entidade, disse que a região dos lagos viverá um momento anterior e outro pós a criação da agência. "A produção primária se fortalecerá. E articular o turismo com o meio rural será a grande novidade para fazer com que este projeto deslanche", comentou Delmar Jaguszewski.
Os prefeitos e as entidades integrantes da agência serão chamados para assembleia geral nos próximos dias. Eles darão aval aos primeiros encaminhamentos, inclusive com o Ministério da Pesca que tem o compromisso de destinar recursos para famílias que sobrevivem desta atividade, no entorno do lago.
Deixe seu comentário