logo RCN

Criada a agência para desenvolver o turismo da Região dos Lagos

Criada oficialmente na quarta-feira(7), a Agência de Desenvolvimento da Região dos Lagos (ADREL). O presidente é o prefeito de Capão Alto, Antônio Coelho Lopes Júnior, o 'Bota'. A entidade já possui estatuto e personalidade jurídica.

 

 

 

Criada oficialmente na quarta-feira(7), a Agência de Desenvolvimento da Região dos Lagos (ADREL). O presidente é o prefeito de Capão Alto, Antônio Coelho Lopes Júnior, o "Bota". A entidade já possui estatuto e personalidade jurídica.

 

A reunião que definiu os últimos detalhes da agência aconteceu na Amures. Também foi formado o Conselho Consultivo e fiscal da entidade que foi concebida numa parceria dos municípios de Capão Alto, Campo Belo do Sul, Cerro Negro, Anita Garibaldi, Pinhal da Serra, Bom Jesus, Esmeralda e Vacaria.

A agência tem a participação, ainda, da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra (Amucser) e da Baesa. O vice-prefeito de Pinhal da Serra, Delmar Jaguszewski, ficou de vice na diretoria da agência que foi registrada em cartório na tarde de quarta-feira.

"Estamos há três anos trabalhando nesta agência e só agora ela está concebida. O processo é lento, mas o que importa é que cada passo seja dado no seu tempo e de forma sólida, porque esta agência irá fomentar o desenvolvimento turístico sustentável do entorno do lago da hidrelétrica Barra Grande", disse o prefeito Antônio Lopes Júnior.

O próximo passo será aprovação do Plano Diretor do Lago e para isso, os prefeitos irão em grupo numa audiência com a presidência do Ibama, em Brasília. Na reunião desta quarta-feira, também participaram dos encaminhamentos, a bióloga Nádia Boff Ribeiro, que já presta serviços à agência, o secretário executivo da Amures, Gilsoni Albino, o assessor ambiental da Amures, Alexandre Silva e o empresário César Lavoura, idealizador do projeto.

O vice-presidente da nova entidade, disse que a região dos lagos viverá um momento anterior e outro pós a criação da agência. "A produção primária se fortalecerá. E articular o turismo com o meio rural será a grande novidade para fazer com que este projeto deslanche", comentou Delmar Jaguszewski.

Os prefeitos e as entidades integrantes da agência serão chamados para assembleia geral nos próximos dias. Eles darão aval aos primeiros encaminhamentos, inclusive com o Ministério da Pesca que tem o compromisso de destinar recursos para famílias que sobrevivem desta atividade, no entorno do lago.

Anterior

Produção Camponesa de Alimentos Saudáveis

Parque de exposições Juca Vieira recebe arborização Próximo

Parque de exposições Juca Vieira recebe arborização

Deixe seu comentário