logo RCN

CTG Brasil conclui reassentamento de famílias na região da Usina Garibaldi

Ao todo, 18 famílias das comunidades Campinho e Rodeio da Pedra receberam as matrículas de registro de seus imóveis

A CTG Brasil, uma das líderes em geração de energia no País e concessionária da Usina Garibaldi, no rio Canoas, concluiu o processo de regularização fundiária do reassentamento de nove famílias da Comunidade Campinho, no município de Cerro Negro (SC). A ação beneficia famílias que mantinham vínculo efetivo e de dependência econômica com as áreas impactadas durante a construção da usina e que precisaram ser realocadas - na época, elas exerciam atividades agropecuárias nas áreas impactadas, mas não eram proprietárias dos imóveis.

Essas famílias, que têm como principal fonte de renda a atividade agrícola, foram realocadas, receberam seus lotes de terras com toda a infraestrutura necessária (residência, galpão, acesso à energia elétrica e a água), bem como auxílio inicial e assistência técnica da CTG Brasil. Agora, com a entrega das matrículas de registro dos imóveis, é oficializada a transferência definitiva dessas propriedades rurais, concluindo a emancipação do reassentamento. Com esses documentos, além de se tornarem proprietárias dos imóveis, as famílias mantêm o acesso a programas de custeio agrícola, seguro de produção, entre outros, mas de forma independente.

No ano passado, a CTG Brasil também já havia concluído a regularização fundiária do reassentamento de outras nove famílias da Comunidade Rodeio da Pedra, no interior de Campo Belo do Sul (SC). "A conclusão da regularização fundiária desses dois reassentamentos é um marco para a CTG Brasil. Foi um processo longo e importante, incluindo etapas como a escolha e compra das áreas, construção dos imóveis, regularização fundiária e transferência e fornecimento de documentação de posse para as famílias. Dessa forma, mais do que mitigar os impactos a essas famílias, contribuímos com o seu desenvolvimento por meio de melhorias na sua qualidade da vida e regularização da posse da terra", afirma Ivan Toyama, gerente Fundiário da CTG Brasil.

Outras ações

Em 2019, a empresa entregou obras de reforma e ampliação do Núcleo Comunitário Campinho, que incluíram melhorias na igreja, no salão de festas e na escola primária, além de estruturas de apoio para realização de eventos e festividades, como novos banheiros adaptados para pessoas com necessidades especiais, vestiários, cozinha e churrasqueiras. Também foi entregue uma nova igreja para a Comunidade Rodeio da Pedra, de Campo Belo do Sul. A reforma e ampliação dessas instalações fazem parte das obras compensatórias relacionadas à Usina Garibaldi, administrada pela CTG Brasil.

Sobre a CTG Brasil

A CTG Brasil trabalha para desenvolver o mundo com energia limpa em larga escala. Segunda maior geradora privada de energia do País, conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com a matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. A empresa tem investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, com capacidade instalada total de 8,3 GW. Criada em 2013, é parte da China Three Gorges Corporation, uma das líderes globais em geração de energia limpa.

Bella Janela revitaliza casa em Anita Garibaldi Anterior

Bella Janela revitaliza casa em Anita Garibaldi

Sargento Artur participou de Curso de Nivelamento da Força Nacional Próximo

Sargento Artur participou de Curso de Nivelamento da Força Nacional

Deixe seu comentário