logo RCN

Cuidado especial à ?Elas?

Um dia dedicado à ?Elas?, com lazer, beleza, atividades físicas e psicológicas, mas com um foco principal: a saúde.

A agradável quinta-feira da mulher rural de Campo Belo do Sul foi repleta de informação e lazer. O evento no município foi uma iniciativa do Sindicato Rural patrocinado pelo SENAR e contou com o apoio da prefeitura e suas secretarias, além de algumas empresas, como Gateados, Líder Farma e Herbalife, e comércio local.

 O programa ‘Útero é Vida’ foi criado em 2009 pela presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, para diagnosticar e prevenir o câncer do colo do útero em mulheres de comunidades rurais, como explicou a representante do SENAR no evento, Paula A. Muniz: “o objetivo é informar sobre a saúde de modo geral, desde a prevenção do câncer de colo de útero até os cuidados com a beleza e a autoestima”, destacou Paula, que parabenizou os organizadores do evento em Campo Belo.

De acordo com o mediador do evento no município, o vice-prefeito Dr. Tadeu de Oliveira, é a primeira vez que o programa ‘Útero é Vida’ contempla Campo Belo. “Elaboramos um projeto, em seguida a equipe do SENAR veio até o município para avaliar se teríamos condições de comportar o evento, e com a ajuda da prefeitura e das secretarias, principalmente a secretaria de saúde pois o programa é direcionado a saúde, conseguimos realizar essa mobilização, com destaque especial para os agentes de saúde”, ressaltou o vice-prefeito, destacando que o programa é voltado diretamente para as mulheres do campo e direcionado à prevenção do câncer de colo de útero, além de proporcionar um contexto de elevação da autoestima e cuidados com a saúde em geral e beleza feminina.

O evento contou com uma programação atrativa e dinâmica. As 160 mulheres participantes foram dividas em cinco grupos, e alternadamente realizaram o exame preventivo, conhecido como: papanicolau. Enquanto isso, no salão paroquial, aconteciam palestras, cujo temas foram: prevenção do câncer de colo de útero e mama, autoestima e primeiros socorros. Elas também realizaram ginástica laboral e pilates, com ajuda dos profissionais do município, como ressaltou o prefeito padre Edilson de Sousa. “É um conjunto de esforços de uma grande equipe capacitada, para cuidar da saúde dessas mulheres antes, durante e depois da realização desse exame. Oferecemos todo o suporte necessário, inclusive de transporte nas áreas rurais”.

Enquanto as mães desfrutavam das atividades e oficinas do evento, seus filhos tinham uma acolhedora sala para ficarem, contando com a parceria dos profissionais da educação, como destacou a secretária de educação Nazarete N.P. Furtado: “desenvolvemos um espaço recreativo, com atividades lúdicas para proporcionar aos pequenos um momento de diversão, assim com as mães tiveram no encontro”, disse.

 Após o almoço, duas palestras foram realizadas, com a temática de alimentação saudável e higiene bucal. Um dos destaques do evento foi o espaço beleza, onde as participantes tiveram a oportunidade de cuidar dos cabelos, unhas, e maquiagem, através do apoio voluntário das profissionais de beleza do município.  

De acordo com a secretária de saúde de Campo Belo, Terezinha B. Moraes, o evento superou as expectativas e animou as participantes. “Algumas mulheres realizaram pela primeira vez o exame, e infelizmente sabemos que algumas merecem um cuidado especial com relação à saúde. Por isso a importância de fazer o exame papanicolau com periodicidade de um ano, pois evita sofrimentos e gastos. Todos os organizadores estão de parabéns”, enfatizou a secretária, que também agradeceu a contribuição de todos”.

Satisfeitos com os bons resultados do evento, e com a retribuição de um carinhoso sorriso no rosto das participantes, os cerca de cinquenta organizadores planejam repetir a ação, e destacam que no próximo dia 08 de agosto o ‘homem rural’ terá o seu dia de lazer e cuidado.

Depoimentos
 
Cleire Xavier
Coordenadora administrativa da Florestal Gateados
 
Entendemos que esse evento é de caráter transformador, sensibilizador e atrativo. Cuidar da saúde é o maior investimento, e por isso somos apoiadores dessa mobilização, pois ele ajuda a comunidade, o bem social e comum. O evento foi um sucesso.
 
Maria de Lurdes Conrado 
Agricultora e participante
 
Hoje tivemos um momento de lazer que geralmente não temos. Além da e a oportunidade de tantas coisas boas. Aprendemos muito com as palestras e ainda pudemos fazer o exame de forma fácil e rápida. Saio deste encontro mais animada e com mais vontade de me cuidar.
ALERTA DE EXTREMO FRIO Anterior

ALERTA DE EXTREMO FRIO

Próximo

O mês em que se comemora a agricultura

Deixe seu comentário