Mulheres de todas as idades participaram do curso
Uma parceria entre Enercan, Casa Lar e Secretaria Municipal da Saúde possibilitou a atividade “Reabilitando com Artesanato”, que foi realizada com participantes do Programa de Promoção a Saúde e Qualidade de Vida: Anita, Crescer e Envelhecer com Saúde em Anita Garibaldi.
Conquistar movimentos que proporcionem sentimentos de liberdade, espontaneidade, criatividade, equilíbrio são uma das propostas da psicomotricidade, que será a temática para este ano junto ao Programa Anita, explica Bianca Neves, fisioterapeuta especialista em saúde publica com ênfase em saúde mental. O estudo é o corpo humano e seu movimento. “Temos como objetivo desenvolver o aspecto comunicativo do corpo, ou seja, dar ao participante a possibilidade dele conhecer e dominar seu corpo, apesar das limitações advindas da idade, aperfeiçoando sua dominância lateral, orientação espaço-temporal, esquema e imagem corporal além da coordenação motora global e fina. Isto é trabalhar saúde física e mental”, enfatiza Bianca.
As atividades desenvolvidas no Reabilitando com Artesanato foram planejadas e estudadas para serem desenvolvidas coletivamente porém respeitando a individualidade e o tempo de cada um. São atividades previamente estudadas e com objetivos direcionados, atraentes, diversificadas, com intensidade moderada, de baixo impacto, realizadas de forma gradual. “Buscamos promover as aproximações sociais e diminuir o isolamento social. Com isso é possível alcançar níveis bastante satisfatórios de desempenho físico/motor, autoconfiança, satisfação, bem-estar psicológico e interação social além da melhora na qualidade de vida”, comenta a fisioterapeuta.
O depoimento de Maria Amelia Gotardo mostra a importância da atividade, “foi maravilhoso desde o início até o final, por isso quero agradecer a Enercan, Casa Lar, as professoras e ao programa pela oportunidade que proporcionaram para nós e esperamos que continuem as oficinas de artesanato”.
Isaura Rosa de 84 anos se emociona ao falar, “ minha cabeça é outra e é disso que precisamos. Eu consegui fazer todas as atividades e me fez muito bem, estou muito feliz de ter levado para casa o que eu fiz no curso”. O curso foi realizado nas dependências da Casa lar de Anita Garibaldi.
Deixe seu comentário