logo RCN

Curso de artesanato possibilitou mais que um aprendizado as participantes

Mulheres de todas as idades participaram do curso

 Uma parceria entre Enercan, Casa Lar e Secretaria Municipal da Saúde  possibilitou a atividade “Reabilitando com Artesanato”, que foi realizada com participantes do Programa de Promoção a Saúde e Qualidade de Vida: Anita, Crescer e Envelhecer com Saúde em Anita Garibaldi.

Conquistar movimentos que proporcionem sentimentos de liberdade, espontaneidade, criatividade, equilíbrio são uma das propostas da psicomotricidade,  que será a temática para este ano junto ao Programa Anita, explica Bianca Neves, fisioterapeuta especialista em saúde publica com ênfase em saúde mental. O estudo é o corpo humano e seu movimento. “Temos como objetivo desenvolver o aspecto comunicativo do corpo, ou seja, dar ao participante a possibilidade dele conhecer e dominar seu corpo, apesar das limitações advindas da idade, aperfeiçoando sua dominância lateral,  orientação espaço-temporal, esquema e imagem corporal além da coordenação motora global e fina. Isto é trabalhar saúde física e mental”, enfatiza Bianca.
As atividades desenvolvidas no Reabilitando com Artesanato foram planejadas e estudadas para serem  desenvolvidas coletivamente porém respeitando a individualidade e o tempo de cada um. São atividades previamente estudadas e com objetivos direcionados,  atraentes, diversificadas, com intensidade moderada, de baixo impacto, realizadas de forma gradual. “Buscamos promover as aproximações sociais e  diminuir o isolamento social. Com isso é possível alcançar níveis bastante satisfatórios de desempenho físico/motor, autoconfiança, satisfação, bem-estar psicológico e interação social além da melhora na qualidade de vida”, comenta a fisioterapeuta.
O depoimento de Maria Amelia Gotardo mostra a importância da atividade, “foi maravilhoso desde o início até o final, por isso quero agradecer a Enercan, Casa Lar, as professoras e ao programa pela oportunidade que proporcionaram para nós e esperamos que continuem as oficinas de artesanato”.  
Isaura Rosa de 84 anos se emociona ao falar, “ minha cabeça é outra e é disso que precisamos. Eu consegui fazer todas as atividades e me fez muito bem, estou muito feliz de ter levado para casa o que eu fiz no curso”. O curso foi realizado nas dependências da Casa lar de Anita Garibaldi.
 
Novo Papa garante presença na  Jornada Mundial da Juventude Anterior

Novo Papa garante presença na Jornada Mundial da Juventude

Próximo

SISPAG tem nova diretoria

Deixe seu comentário