Esta é a situação encontrada em alguns locais de festas e eventos no município de Anita Garibaldi após as vistorias do Corpo de Bombeiros.
Há três semanas da tragédia de Santa Maria o assunto ainda repercute na mídia, porém agora com o foco voltado para as casas noturnas e estabelecimentos que comportam grande número de pessoas e que têm recebido com frequência a visita de órgãos que vistoriam as irregularidades desses lugares, como exemplo os Bombeiros.
Desde que foi implantada a unidade dos Bombeiros em Anita Garibaldi no ano de 2006, a preocupação com a prevenção faz com vistorias sejam realizadas com frequência nos estabelecimentos comerciais do município. Implantação de medidas de segurança como a colocação de extintores, placas sinalizando, saídas de emergência e iluminação de emergência, foram alguns dos itens que, desde então, são vistoriados pelos bombeiros. Segundo o soldado Sandro Miguel Gonçalves, cerca de 90% dos estabelecimentos do município estão dentro dos padrões exigidos, porém as vistorias são realizadas anualmente.
Em Anita Garibaldi, existem locais na sede do município que são utilizados para a realização de festas de diferentes segmentos, e destes dois encontram-se indeferidos, ou seja não é possível a realização de nenhum tipo de evento no local.
Com o episódio de Santa Maria, as vistorias e cuidados estão mais rígidos, porém os locais que encontram-se indeferidos já foram autuados tempos antes do incidente, sendo que o ginásio municipal, o qual comporta diferentes tipos de eventos tanto esportivos, culturais como a realização de bailes e festas, já passou por diversas vistorias e desde o ano 2011 encontra-se indeferido para a realização de eventos com grande quantidade de pessoas, necessitando a apresentação de um projeto que engloba a colocação de pára raios, saídas de emergência com portas com aberturas para fora, extintores e botijões de gás para fora do estabelecimento são os principais itens que necessitam ser adequados.
Porém, a população está se perguntando: e as festas que eram realizadas no local durante este período? O bombeiro explica que para estes eventos era realizada uma autorização somente para o evento, pois no dia algumas exigências eram atendidas, porém isso não irá mais acontecer. A liberação do local só irá acontecer depois da apresentação do projeto e as adequações solicitadas.
Outro local que apresenta irregularidades e um problema ainda maior é o salão paroquial do município. O local precisa de várias adequações principalmente no que se refere às portas de saída de emergência, um grande problema que deverá ser discutido com engenheiros para sua adequação, uma vez que o local é um dos principais na realização de eventos tanto da paróquia como da comunidade.
Eventos cancelados devido às irregularidades
Não é só em Anita Garibaldi que eventos foram cancelados devido às irregularidades dos locais. Em Campo Belo do Sul, o evento beneficente do Hospital Nossa Senhora do Patrocínio que seria realizado no último final de semana, foi cancelado pelo corpo de bombeiros. Os problemas do local já foram apresentados no ano de 2007, quando os bombeiros solicitaram projeto de adequações, o qual até o momento não havia sido entregue. Devido aos últimos acontecimentos o local foi indeferido e só será reaberto quando o problema for solucionado.
Em Anita Garibaldi, os bailes com o grupo San Marino e os Mateadores que seriam realizados no ginásio de esportes foram cancelados. Em nota publicada no site da Rádio Alegria uma das promotoras do baile com os Mateadores, apresenta-se o cancelamento do evento devido a não liberação por parte do Corpo de Bombeiros. De acordo com o soldado Sandro, eles reconhecem que o cancelamento do evento gera transtornos para os organizadores, porém o momento exige cautela e as vistorias estão cada vez mais severas. “Pedimos que os organizadores do eventos procurem os bombeiros antes de fechar qualquer contrato, para ver a possível liberação do local do evento”, comentou Sandro.
Quanto aos salões do interior a grande maioria está dentro dos padrões exigidos, segundo o soldado, porém as vistorias irão continuar, incluindo as igrejas que até então não eram vistoriadas.
Os bombeiros comunicam a toda a população que qualquer dúvida quanto a realização de festas, bailes e até mesmo nos estabelecimentos comerciais ou residências basta procurá-los, pois é preferível trabalhar com a prevenção do que se deparar com um incidente como o que aconteceu em Santa Maria no Rio Grande do Sul.
Deixe seu comentário