logo RCN

Deputada Ana Paula lidera seminário contra a violência a animais

?A brutalidade não é um ato natural e não pode ser praticada contra seres indefesos. Não podemos compactuar com práticas existentes em nossa sociedade que resultem em violência. A população precisa se conscientizar, para reagir e denunciar eventuais abusos e a violência. Por isso é fundamental o papel das entidades protetoras, que trouxeram para nós o relato sobre o sofrimento dos animais, sua jornada extenuante, solidão, alimentação e assistência veterinária adequada?.

 Este foi um dos trechos da fala da deputada Ana Paula Lima, líder da Bancada do PT, no 6º Seminário Catarinense de Controle de Zoonoses, Educação Humanitária e Defesa dos Direitos dos Animais, realizado na Assembleia Legislativa. O seminário foi realizado numa parceria do mandato da deputada Ana Paula, Assembleia Legislativa e Instituto Ambiental Ecosul. Reuniu representantes de entidades protetoras, autoridades e pessoas que realizam trabalho voluntário em defesa dos animais contra maus-tratos.

A intenção dos organizadores do evento foi a divulgação de informações sobre a causa animal, apresentar programas e estimular iniciativas compartilhadas entre Poder Público, Organizações Não Governamentais, iniciativa privada, médicos veterinários e Ministério Público. Todas essas ações, com os seguintes objetivos: proteção da fauna, a guarda responsável, a prevenção aos maus-tratos aos animais e violência em geral; o controle humanitário de zoonoses e da procriação indesejada de animais domésticos em Santa Catarina.

A denúncia da violência

Além da deputada Ana Paula, que fez um histórico sobre a luta de ativistas, organizadores e legisladores no Brasil e no mundo para garantir os direitos aos animais, todos os palestrantes de sábado enfatizaram a importância de condenar as práticas violentas, que geralmente tem outras conexões com outras manifestações de violência – contra idosos, mulheres e crianças, por exemplo. As palavras da deputada também foram reforçadas pela vereadora Evelin Huscher, do PT de Blumenau, que fez parte da abertura do evento. Eleita para o primeiro mandato, a vereadora tem uma trajetória de enfrentamento à violência e é apoiadora de projetos em tramitação na Assembleia Legislativa, apresentados por Ana Paula, como o que proíbe o aluguel de cães por empresas de vigilância (aprovado recentemente por unanimidade na Comissão de Constituição e Justiça) e o que estabelece o fim das chamadas “puxadas de cavalos”, em municípios catarinenses. 

Reflexões sobre as diversas conexões de violência foram levantadas pela psicóloga Maria José Padilha, mestra em Educação pela Geórgia State University e coordenadora da AADAMA (Associação. Amigos e Defensores dos Animais), em Recife. No seminário, ela lançou o livro “Crueldade com animais X Violência doméstica contra mulheres”. Também o presidente do Instituto Ambiental Ecosul, Halem Guerra Nery, pontuou na palestra “A Conexão Violência Humanos/Animais e a Educação Humanitária”. Alertou que onde ocorre violência contra animais, há um forte indício de algum tipo de violência contra pessoas. A defesa dos direitos dos animais, do ponto de vista da legislação, também foi destacada pelo promotor de Justiça, Júlio Fumo Fernandes, que é membro do GEDDA (Grupo Especial de Defesa dos Direitos dos Animais do Ministério Público de Santa Catarina).

Ainda na programação: “O manejo populacional de cães e gatos- do bem-estar animal à saúde pública “, apresentado por Adriana Maria Vieira, médica veterinária do Instituto Pasteur e da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de São Paulo. Também falou ao participantes do seminário, o médico veterinário Michael Russi – especialista em dinâmica e manejo populacional de cães e gatos e consultor veterinário do Ecosul. Especialistas em campanha de contenção populacional de cães e gatos, médicos veterinários Maísa Secco e Felipe Goulart falaram sobre o tema. Entre os palestrantes, também esteve presente Eduardo Cavalazzi, diretor do Bem-estar Animal de Florianópolis.

Anterior

Udesc divulga locais de provas do Vestibular de Verão 2014

Evento marcou comemorações do Dia do Produtor de Tabaco Próximo

Evento marcou comemorações do Dia do Produtor de Tabaco

Deixe seu comentário