Filha de abdonesne e anitense conquista título inédito para o Brasil
Deputado federal Afonso Hamm apresenta projeto que torna o município de Esmeralda a Capital Nacional do Tiro de Laço
O deputado federal Afonso Hamm apresentou, nesta semana, o projeto de Lei 2823/2022, que confere ao município de Esmeralda, no Rio Grande do Sul, o título de Capital Nacional do Tiro de Laço.
Na proposta, Hamm destaca que em Esmeralda foi realizado o primeiro tiro de laço, que deu origem aos rodeios de hoje, e que a relevância do laço para a identidade brasileira fez com que esse e suas respectivas expressões artísticas e esportivas – junto ao rodeio e à vaquejada e suas respectivas expressões – fossem reconhecidos como manifestações culturais nacionais.
O prefeito do Município, João Pereira, que encaminhou o pedido ao gabinete do deputado, ressalta que o Tiro de Laço nasceu como uma brincadeira entre os afeitos às lidas do campo em 1951, em Esmeralda, quando esse ainda era distrito de Vacaria, na região dos Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul.
Desta forma, o reconhecimento legal é apenas uma das expressões da relevância do tiro de laço, cuja maior comprovação está na paixão de praticantes e espectadores. Os eventos da modalidade unem turismo, cultura e esporte, trazendo desenvolvimento para os locais em que ocorrem.
Deixe seu comentário