logo RCN

Dias de Inverno

Acabaram as férias para os seus agasalhos. O frio chegou!

Acabaram as férias para os seus agasalhos. O frio chegou! Não o aconselho, porém, a abrir a porta para dar-lhe as boas vindas, pois o vento congelante pode paralisar até o seu sorriso. Doce inverno! Época de cachecóis, abraços calorosos, dentes batendo e narizes pingando. Nessas noites frias as ruas são praticamente desertas. Todos estão em casa, ao redor da lareira, do fogão ou do aquecedor, curtindo a família. O bom do inverno é que ele resgata essa união, mesmo contra a vontade de alguém.

Para esquentar o corpo, nada melhor do que beber alguma coisa. Os mais clássicos preferem um cafezinho, os mais tradicionais um chimarrão ao redor do fogo de chão, e os cachaceiros tem essa desculpa para tomar um vinho, um uísque ou um quentão. Mesmo depois de acabado o São João. O nosso inverno serrano é comparável ao inverno europeu, caracteristicamente rigoroso. Com a vantagem de não estarmos sentindo, além do frio, uma nova crise econômica, como na Europa. Uma dica para combater o frio à noite é dormir agarradinho com aquela pessoa especial. Ainda que o frio, por outro lado, também impossibilite aquilo que você estava pensando.

Sair de debaixo dos cobertores quentinhos de manhã exige mais do que disposição. Passa a ser uma batalha em nosso subconsciente (ahh... só mais cinco minutos...), um desafio à nossa força de vontade. Mas os bravos que tiverem essa coragem podem apreciar o fino manto branco que cobre os campos e tanto encanta os turistas. E depois me enviarem fotos para que eu também possa apreciar essa beleza. Sair de casa a pé também é um desafio. Só mesmo muito bem agasalhado, de modo que 70% do seu peso corporal sejam camadas intermináveis de lã. Recorra a tudo o que for necessário, procure nas lojas as peças de inverno, negocie com as traças para que lhe devolvam o casaco do fundo do guarda-roupa e peça o pala do vovô.

Também aparece aí uma boa oportunidade para vermos se o serrano é realmente macho, o verdadeiro representante do Homo bagualis. Mesmo acostumado ao frio, se ele tem coragem de deixar a cama em manhã de forte geada, tomar um bom banho ao amanhecer e sair para a rua! Brincadeiras à parte, que ninguém seja maluco de fazer isso! Particularmente, gosto do inverno, mas confesso que até mesmo escrever isso já está difícil. Os dedos congelam e o máximo que consigo fazer é catar as letras no teclado...

A vocação de sevir a Deus Anterior

A vocação de sevir a Deus

Próximo

Pai

Deixe seu comentário