Os prefeitos dos municípios da área de abrangência da Usina Hidrelétrica Barra Grande receberam uma boa notícia no início de seus mandatos: a BAESA quer fortalecer a parceria que mantém há anos com cada uma das cidades.
Em visita realizada nos dias 15 e 16 de janeiro, o Diretor de Sustentabilidade e de Relações Institucionais, Juliano Natal, enfatizou o interesse e a disposição da empresa em apoiar projetos sociais, ambientais e culturais que ajudem a desenvolver os municípios. “A BAESA é uma empresa parceira e que já concretizou diversas iniciativas relevantes para a região”, afirmou. “Queremos ratificar publicamente esse nosso compromisso”.
Nos dois dias em que esteve na região, Juliano Natal conversou com os prefeitos de Lages, Capão Alto, Campo Belo do Sul, Cerro Negro, Anita Garibaldi, Pinhal da Serra, Esmeralda, Vacaria e Bom Jesus. Em todas as reuniões, ele fez questão de destacar o crescimento da região nas áreas da saúde, educação e emprego & renda, recentemente divulgado pelo Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal.
O IFDM é um estudo realizado anualmente pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, cujo objetivo é acompanhar o desenvolvimento dos municípios brasileiros nesses três setores. Entre 2000 e 2010, a pesquisa revelou que todas as cidades do entorno da Usina Hidrelétrica Barra Grande subiram da categoria “desenvolvimento regular” para a categoria “desenvolvimento moderado”, o que comprova a importância do empreendimento. Como exemplo, Juliano Natal citou o município de Cerro Negro, que nesse período de 10 anos aumentou seu IFDM em quase 60%, saltando de 0,3911 para 0,6171. “É gratificante constatar que o trabalho da BAESA tem contribuído para o progresso da região”, comentou Natal.
Para a prefeita Sirlei Kley Varela, o desempenho de Cerro Negro é resultado da boa administração do município, que nos últimos oito anos priorizou o controle de gastos e a concretização de obras importantes. “Estamos em pleno desenvolvimento e a BAESA é a nossa grande parceira. Queremos manter essa parceria que sempre foi um sucesso”. Na reunião que manteve com os representantes da BAESA, Juliano Natal, Paulo Ribeiro e Cleonice Godoy, a prefeita reiterou seu desejo de dar continuidade às ações e programas sociais que já vêm sendo desenvolvidos em parceria com a empresa. “O apoio da BAESA será muito importante para os projetos que queremos implementar no município”, ressaltou.
No dia 17, a prefeita recebeu também a visita do gerente regional da Epagri de Lages, Nelson Beretta, haja visto que a instituição possui vários projetos de interesse comum para a comunidade cerro-negrense.
Deixe seu comentário