Intensificados os preparativos para a Cavalgada da Região dos Lagos
Divulgação da Diretoria Municipal de Cultura e Turismo de Anita Garibaldi
QUEM FOI BRADAMANTE SALMÓRIA
Filha de Agustinho Salmória e Deolinda Silva, nasceu em 11 de março de 1885, na atual cidade de Caxias do Sul, RS. Seus pais faziam parte do grupo de famílias de ascendência italiana, que no início do século XX, colonizaram a região, fundando a Comunidade de Santa Ana, às margens do Rio Canoas.
Educada em colégio de Irmãs católicas, tinha grande vocação para o magistério, sendo ainda jovem nomeada professora da escola criada pelo prefeito de Lages em Santa Ana, nos primeiros tempos da colonização.
Anos mais tarde, quando foi fundada a Escola Mista Estadual na sede da Colônia Hercílio Luz (hoje Anita Garibaldi), foi nomeada professora daquela Instituição, para lá se transferindo com a família. Era casada com Ângelo Cironi com quem teve vários filhos.
Dotada de caligrafia maravilhosa, profunda conhecedora de ciências matemáticas, falando português com acentuado sotaque italiano, a professora Bradamante ensinava com desembaraço e competência as matérias do Curso Primário.
Em 1929, sofreu triste revés, ao ser demitida do cargo por indicação do Inspetor Escolar de Lages, provocando revolta entre alunos e seus familiares.
Com a vitória da Revolução de 30, muda a cena política na região. Paulino Granzotto, intendente distrital aliado de Getúlio Vargas, cria a Escola Mista Estadual de Casa Nova, designando Brandamante Salmória para professora, reintegrando-a ao magistério público.
Ali permaneceu até a aposentadoria, tendo instruído e educado, com dedicação, várias gerações de Anita Garibaldi.
Faleceu na cidade de Lages, em 3 de maio de 1969, aos 86 anos de idade.
Por sua história exemplar, somando 35 anos de exercícios profissionais, foi homenageada pela administração municipal em 2005, com o nome deste Centro Histórico Cultural " Bradamante Salmoria".
Deixe seu comentário