Nos dias 23 e 24 de outubro, a equipe do ECOA ? Programa de Educação Comunitária Ambiental realizou encontros em Pinhal da Serra e Anita Garibaldi para apresentar os resultados de seus trabalhos à comunidade e informar sobre o encerramento da primeira etapa do projeto.
A formação dos trinta agentes ambientais ajudará a garantir que atividades continuem a ser desenvolvidas, como a reciclagem de sacolas plásticas e a conscientização sobre a limpeza e preservação do meio ambiente.
No município de Pinhal da Serra, o encontro aconteceu no auditório do CRAS. O Plano de Ação do ECOA é o resultado de ações planejadas de forma colaborativa, numa rede de parceiros que trabalha em equipe e que, deste modo, desenvolveu atividades que trarão benefícios à comunidade em geral, como as de embelezamento da cidade, visto que o município tem intuito de se tornar uma cidade turística. Para finalizar o encontro, um grupo de adolescentes da Escola Estadual São Paulo de Tarso fez uma apresentação de dança sobre o meio ambiente.
Em Anita Garibaldi o encontro aconteceu no Centro de Educação Ambiental, contando com a presença de professores e alunos de escolas do município, além de representantes de empresas que atuam em diversos segmentos, o que mostra de uma forma indireta que o trabalho desenvolvido foi capaz de mobilizar diferentes áreas da esfera social. Após a apresentação dos trabalhos realizados pelo projeto e exposição das ações que serão desenvolvidas daqui em diante, os alunos da Escola de Ensino Fundamental José Borges da Silva apresentaram uma dança com tema referente ao meio ambiente.
Um programa que movimentou a sociedade
O programa foi lançado pelo instituto Alcoa em 2011 e concebido em parceria com o CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável). A princípio, dez núcleos de sustentabilidade foram lançados no Brasil, sendo que dois deles encontram-se na Região dos Lagos: um em Pinhal da Serra, no Rio Grande do Sul, e outro em Anita Garibaldi.
A coordenadora executiva adjunta do CIEDS, Glaucia Oliveira, esteve presente no desfecho dos trabalhos nos municípios da região. Ela agradeceu às coordenadoras do projeto e lembrou a todos os presentes que a partir daquele momento todos têm o desafio de atentar ainda mais às questões ambientais e sociais: “Que esta história só esteja começando”, afirmou Glaucia, dizendo ainda que estava surpresa com os depoimentos dos participantes e a vontade apresentada por eles para resolver questões como a do lixo. “A comunidade desperta para a realidade. As empresas envolvidas, quando veem o retorno e o esforço das pessoas, veem uma grande realização, por isso é muito bacana o reconhecimento do trabalho dos agentes”, finalizou a coordenadora do CIEDS, ONG que completou quinze anos.
Aline Serafini, responsável por coordenar os projetos sociais do instituto Alcoa na região, falou sobre os objetivos da instituição, ressaltando a criação do ECOA como uma das estratégias de ação do instituto, que tem como principal objetivo melhorar a condição de vida das comunidades onde a companhia Alcoa e suas subsidiárias atuam. “Somos gratos aos agentes formados e à sociedade por efetivarem a participação dos cidadãos no contexto social e ambiental local”, disse Aline.
O Programa ECOA termina a sua primeira etapa com uma bagagem de aprendizados e parcerias, que juntas continuarão a fazer de Pinhal da Serra e Anita Garibaldi municípios ainda melhores.
Deixe seu comentário