Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Educação municipal de Anita Garibaldi inicia ano letivo 100% presencial
Na sexta-feira (22), a equipe técnica, coordenadores e diretores de escola se reuniram para iniciar o ano letivo. As aulas na Rede Municipal de Educação de Anita Garibaldi iniciarão no dia 18 de fevereiro e, de acordo com informações repassadas pela secretária de Educação, Enia Scheuermann, a administradora escolar, Marlei Terezinha do Amaral, e do prefeito municipal João Cidinei da Silva, o retorno será para todos os alunos do Ensino Fundamental, sendo de 1º ao 5º ano da Escola José Borges da Silva na sede e escolas do interior do município. Neste primeiro momento, as aulas para alunos da creche de 1 a 3 anos continuarão de forma remota e alunos de 4 a 5 anos terão aulas presenciais.
Para atender aos protocolos de higiene e o Plano de Contingência da Educação para a Retomada das Aulas Presenciais - PlanCon, o qual foi o primeiro a ser aprovado na região da Amures e agora serve de modelo para os demais municípios, as turmas na Escola José Borges serão divididas, cada sala receberá 15 alunos, respeitando o distanciamento. O uso de máscara será obrigatório, a temperatura será aferida na chegada da escola, dispenser de álcool em gel estará disponível em todas as salas, a secretaria também adquiriu tapetes higienizador para os calçados e terá uma sala específica para a Covid. Essa sala será um local de acolhimento caso o aluno apresente temperatura superior a 37,8°C, nesse caso um profissional que já passa por treinamento irá acolher o aluno, os pais ou responsável serão contatados sobre a situação e eles deverão encaminhar a criança até a Unidade de Saúde. Caso a escola não consiga contato com os pais ou responsável, o Conselho Tutelar será chamado e este encaminhará o aluno para atendimento na Unidade de Saúde. Quando os sintomas forem apresentados por professores ou colaboradores da unidade escolar, a equipe da saúde que decidirá pelo afastamento somente do profissional ou demais pessoas que tiveram contato com o mesmo.
Vale lembrar que as matrículas para novos alunos acontecem do dia 1 a 12 de fevereiro, porém os alunos que já frequentavam a rede municipal de educação estão com as vagas garantidas em seus respectivos horários de estudo do ano passado, mesmo os alunos que passam da educação infantil para o ensino fundamental 1, sendo necessário apenas os pais ou responsável atualizar a documentação junto a escola.
As escolas do campo antes trabalhavam 20h agora passarão a trabalhar 40h, trabalhando em dois períodos.
Ensino remoto
Os pais ou responsável terão a opção de não permitir que os filhos estudem de modo presencial, optando pelo estudo remoto, para isso será necessária à assinatura de um termo de compromisso. Esse termo deverá ser renovado a cada 15 dias, dando a opção ao aluno retornar as aulas presenciais ou continuar no ensino remoto, desde que avisado com sete dias de antecedência. O material para o aluno com ensino remoto será de responsabilidade dos pais ou responsável buscar na escola, bem como a devolutiva na escola.
Transporte escolar
O município conta com mais de 20 linhas de transporte escolar terceirizadas, sendo que a licitação ocorre no dia 8 de fevereiro. Dentro do processo licitatório já foi incluída a cláusula de que o transporte deverá ter um responsável/monitor que realizará os procedimentos de aferição da temperatura, conferência do uso de máscara, higienização das mãos e o controle do distanciamento social. Caso o aluno, ao entrar no transporte escolar, apresentar temperatura superior a 37,8°C, não será permitido a sua entrada no transporte, devendo retornar para casa e procurar a Unidade de Saúde.
Contratação de novos profissionais
Com o desdobramento das turmas, que agora passam a ter 26 turmas na Escola José Borges da Silva, haverá a necessidade de contratação de novos profissionais, no caso professores ACTs que serão contratados através do teste seletivo que está em vigência. As escolhas acontecem no dia 1º de fevereiro, das vagas excedentes.
Os profissionais passarão por capacitações e instruções com a Vigilância Sanitária, médicos, psicólogo, nutricionista e secretário de Saúde. Serão duas semanas de atividades para os profissionais se prepararem para receber os alunos.
Kit Covid
Cada um dos 893 alunos da rede municipal de educação, bem como todos os professores e colaboradores, receberão um kit contendo duas máscaras, toalhinha, álcool em gel, squeezer e agenda da Covid que será o canal de comunicação entre a escola e os pais ou responsáveis.
Reformas das escolas
Todas as escolas da rede municipal estão passando por reformas e adaptações, inclusive na Escola da Capela São Paulo está sendo construída uma nova sala, que será a sala da Covid, devido à falta de espaço. Todas essas melhorias estão sendo realizadas com recursos próprios do município.
Tanto o prefeito municipal quanto a secretária de Educação enfatizam que os pais podem ficar tranquilos que todos os protocolos estão sendo seguidos para que a volta às aulas ocorra com segurança e, qualquer dúvida, os pais ou responsável podem entrar em contato com a escola ou com a Secretaria de Educação.
Deixe seu comentário