É de conhecimento de todos, que o estresse é um dos males que atinge grande parte da população mundial. O acúmulo de atividades, preocupação com trabalho, problemas familiares, funções com grandes responsabilidades, são alguns dos fatores responsáveis pelo alto nível de estresse nos dias de hoje.
Cuidar da saúde é responsabilidade de cada indivíduo e são muitas as maneiras que se tem de evitar esse mal que atinge um número alarmante no Brasil, o qual é considerado o segundo país com maior nível de estresse. Sete em cada dez pessoas no país reclamam de estresse no trabalho, porém existem diferentes atividades que podem ser realizadas diariamente auxiliando na diminuição do estresse. Exemplo disso é a prática de exercícios físicos, manter boas amizades e boas relações com familiares e o cultivo de plantas podem amenizar o estresse e é isso que o aposentado Rosalindo Ambrosio faz diariamente em sua residência no centro de Anita Garibaldi. Em aproximadamente 1000m² aos fundos de sua residência, Rosalindo produz há mais de 10 anos cerca de vinte espécies de árvores frutíferas e hortaliças. Muitas das espécies cultivadas são exóticas como o maracujá preto. “Planto porque gosto de estar em contato com a terra, me faz muito bem, venho para minha horta e me esqueço dos problemas, e também sei que as frutas e verduras que minha família está consumindo são de qualidade”, comentou Lindo Ambrosio, como é conhecido no município.
Além das frutas, Ambrósio destaca a qualidade dos produtos colhidos na horta a exemplo disso são as beterrabas que chamaram a atenção pelo tamanho chegando a pesar mais de 2kg. “Essas beterrabas devem ter um ano mais ou menos, mas tenho outras que colhi pesando 600g. Isso me deixa satisfeito, não tenho conhecimento de técnicas apenas cuido da horta para ter um passatempo e ter a garantia de consumir bons produtos”, finalizou seu Lindo.
O exemplo dele demonstra que é possível manter uma horta bem cuidada e no centro da cidade, não é só no interior dos municípios que pode-se plantar e colher bons frutos.
Deixe seu comentário