logo RCN

Eles contribuíram com a previdência e hoje estão aposentados

O Brasil tem hoje pouco mais de 19 milhões de aposentados

  Dia 24 de janeiro é comemorado o Dia Nacional dos Aposentados no Brasil. A data foi criada em homenagem à instituição da primeira lei brasileira destinada à previdência social, em 24 de janeiro de 1923, pelo então presidente, Artur Bernardes: a Lei Eloy Chaves. O Decreto de Lei nº 6.926/81 determinou o dia 24 de janeiro, como o Dia Nacional dos Aposentados no Brasil.


  De lá para cá, a data se destina a homenagear os profissionais que dedicaram uma vida ao trabalho e agora usufruem dos benefícios da previdência social. 
Com informações da Secretaria da Previdência Social e dados do ano de 2017, o Brasil tem hoje pouco mais de 19 milhões de aposentados, porém uma parcela ainda continua ativo e trabalhando, como é o caso da anitense, Geovana Pelozato Padilha da Silva, que aos 49 anos já está aposentada por tempo de contribuição com a previdência.

  Ela lembra que começou a trabalhar como bolsista da FETAESC e com 13 anos de idade já iniciou a sua contribuição com a previdência, seis meses depois de completar 14 anos foi contratada e começou a trabalhar com carteira assinada e desde então, sempre contribuiu. "Fiquei apenas dois anos sem assinar a carteira durante todo esse período, mas mesmo assim recolhi como autônoma. Foram 24 anos de contribuição até me aposentar".

  Geovana não conseguiu o benefício 100% pois não tinha 55 anos de idade e está aposentada desde fevereiro de 2017. Perguntada se agora depois de aposentada pretende parar de trabalhar, ela enfatiza que ainda não está preparada para ficar em casa. "Me sinto produtiva e sinto que ainda não é a hora de parar, pois tenho saúde e gosto do que faço e também será uma forma de reunir um dinheiro e fazer meu pé de meia", fala com o sorriso no rosto.

  Hoje com as mudanças na lei, ela não conseguiria se aposentar sem ter os 55 anos de idade.

  De acordo com a legislação brasileira, existem cinco categorias específicas de aposentadoria: a compulsória, a especial, por idade, por invalidez ou por tempo de contribuição.

  Valdomiro José Penso é natural de Capinzal, mas há 33 anos reside em Anita Garibaldi e também está tranquilo, recebendo a sua aposentadoria. Ele se enquadrou na aposentadoria por idade ao completar 60 anos e o tempo na agricultura contribuiu para solicitar o benefício. Há seis anos está aposentado com um salário mínimo, porém ele lembra que o processo demorou cerca de 3 anos e meio, desde a solicitação até o recebimento do primeiro salário como aposentado. 

 

"O processo foi demorado, mas recebi todo o valor retroativo e hoje estou tranquilo, graças a Deus não sou doente e não preciso gastar com remédios", lembra Valdomiro que as vezes faz bicos de pedreiro para auxiliar no orçamento.

Em festa também se trabalha Anterior

Em festa também se trabalha

Caminhão cai de ponte e motorista é procurado pelos bombeiros Próximo

Caminhão cai de ponte e motorista é procurado pelos bombeiros

Deixe seu comentário