Eles contribuíram com a previdência e hoje estão aposentados

O Brasil tem hoje pouco mais de 19 milhões de aposentados
Dia 24 de janeiro é comemorado o Dia Nacional dos Aposentados no Brasil. A data foi criada em homenagem à instituição da primeira lei brasileira destinada à previdência social, em 24 de janeiro de 1923, pelo então presidente, Artur Bernardes: a Lei Eloy Chaves. O Decreto de Lei nº 6.926/81 determinou o dia 24 de janeiro, como o Dia Nacional dos Aposentados no Brasil.
De lá para cá, a data se destina a homenagear os profissionais que dedicaram uma vida ao trabalho e agora usufruem dos benefícios da previdência social.
Com informações da Secretaria da Previdência Social e dados do ano de 2017, o Brasil tem hoje pouco mais de 19 milhões de aposentados, porém uma parcela ainda continua ativo e trabalhando, como é o caso da anitense, Geovana Pelozato Padilha da Silva, que aos 49 anos já está aposentada por tempo de contribuição com a previdência.
Ela lembra que começou a trabalhar como bolsista da FETAESC e com 13 anos de idade já iniciou a sua contribuição com a previdência, seis meses depois de completar 14 anos foi contratada e começou a trabalhar com carteira assinada e desde então, sempre contribuiu. "Fiquei apenas dois anos sem assinar a carteira durante todo esse período, mas mesmo assim recolhi como autônoma. Foram 24 anos de contribuição até me aposentar".
Geovana não conseguiu o benefício 100% pois não tinha 55 anos de idade e está aposentada desde fevereiro de 2017. Perguntada se agora depois de aposentada pretende parar de trabalhar, ela enfatiza que ainda não está preparada para ficar em casa. "Me sinto produtiva e sinto que ainda não é a hora de parar, pois tenho saúde e gosto do que faço e também será uma forma de reunir um dinheiro e fazer meu pé de meia", fala com o sorriso no rosto.
Hoje com as mudanças na lei, ela não conseguiria se aposentar sem ter os 55 anos de idade.
De acordo com a legislação brasileira, existem cinco categorias específicas de aposentadoria: a compulsória, a especial, por idade, por invalidez ou por tempo de contribuição.
Valdomiro José Penso é natural de Capinzal, mas há 33 anos reside em Anita Garibaldi e também está tranquilo, recebendo a sua aposentadoria. Ele se enquadrou na aposentadoria por idade ao completar 60 anos e o tempo na agricultura contribuiu para solicitar o benefício. Há seis anos está aposentado com um salário mínimo, porém ele lembra que o processo demorou cerca de 3 anos e meio, desde a solicitação até o recebimento do primeiro salário como aposentado.
"O processo foi demorado, mas recebi todo o valor retroativo e hoje estou tranquilo, graças a Deus não sou doente e não preciso gastar com remédios", lembra Valdomiro que as vezes faz bicos de pedreiro para auxiliar no orçamento.
Deixe seu comentário