Intensificados os preparativos para a Cavalgada da Região dos Lagos
A equipe de enfermagem e técnicos de enfermagem da Unidade Básica de Saúde de Anita Garibaldi paralisaram as atividades nesta sexta-feira (10). O ato é apoiado pela Secretaria Municipal de Saúde e essa ação é uma reivindicação da categoria pelo pagamento do Piso Salaria da Enfermagem, aprovado em agosto de 2022, através da Lei nº 14.434 que fixou o piso salarial em R$ 4.750 para enfermeiros, 70% desse valor para os técnicos em enfermagem e 50% daquele valor para auxiliares e parteiras.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Anita Garibaldi e também enfermeiro da Unidade Básica de Saúde, Evanor da Silva Vieira destacou que desde janeiro deste ano, houve a promessa por parte do prefeito municipal João Cidinei da Silva de que o pagamento seria efetuado respeitando o novo piso salarial, porém até o momento nada foi repassado. “Temos exemplos de outros municípios aqui da região, como exemplo Capão Alto que é menor que Anita Garibaldi e já está sendo pago o piso salarial desde o ano passado e nós continuamos na promessa. Essa é uma paralisação que acontece em todo o país e gostaríamos muito que os serviços não fossem paralisados no dia de hoje, mas precisamos mostrar que estamos mobilizados e mostrar a nossa força”, comentou Evanor destacando que um profissional foi designado para o atendimento de urgência, pois respeitam a lei e não podem deixar o serviço de enfermagem parado, porém para atendimento somente em casos de urgência.
O Secretário de Saúde, Rodrigo Gehrke enfatizou que apoia a classe e que o prefeito João Cidinei está ciente da paralisação dos profissionais nesta sexta-feira (10), não atrapalhando os atendimentos de urgência. Atualmente a equipe de enfermagem da Unidade de Saúde é composta por quatro enfermeiros e seis técnicos em enfermagem.
Deixe seu comentário