logo RCN

Entrevista

Candidato a prefeito de Abdon Batista Lucimar Antônio Salmória

 Correio dos Lagos – Como é participar de uma candidatura única, sem adversários? 


Lucimar - É assumir uma grande responsabilidade. Trata-se de uma eleição atípica, cuja disputa eleitoral dá lugar a construção de uma ampla união e de um grande entendimento, onde os interesses do município estão acima de qualquer aspiração partidária, cujos adversários são as deficiências e os problemas que assolam Abdon Batista. Estou convicto de que todos juntos faremos um excelente trabalho em prol da nossa gente.
 
Correio dos Lagos – O senhor já tem uma trajetória longa na política e um conhecimento apurado da vida de administrador público. O que o senhor pretende mudar na forma de administrar que não aprovou nas administrações anteriores?

Lucimar - Todas as administrações contribuíram à sua maneira para o desenvolvimento de  Abdon Batista. Tiveram muito mais acertos do que erros. Vejo que o desenvolvimento requer uma administração dinâmica, compatível com a realidade, consoante com as aspirações e necessidades do povo, portanto, não se pode ficar alheio às particularidades de nossa terra, suas potencialidades, é justamente nisso que pretendo agir, valendo-me do que de melhor temos para implementar o progresso.
 
Correio dos Lagos – A educação de Abdon Batista é destaque na região e estado. Em sua administração ela terá atenção especial também?

Lucimar - Todo município que aspire ao progresso e o desenvolvimento deve eleger a educação como prioridade, assim será em Abdon Batista. O aprimoramento que se pretende, será fruto da conjugação simultânea entre material humano, tecnologia, estrutura e investimentos em políticas públicas que potencializem a educação não apenas como meio de transmitir o conhecimento, mas como fonte para formação de cidadãos conscientes. Assim procedendo, o progresso em todas as suas vertentes será uma consequência natural.
 
Correio dos Lagos – Como estão as outras áreas, como a saúde, infraestrutura, habitação. Elas estão sendo assistidas e o que o senhor fará para auxiliar esses setores?

Lucimar - Abdon Batista está em desenvolvimento. Como qualquer outro município carece de investimentos em áreas estruturantes que fomentarão o progresso e a melhoria na qualidade de vida, dentre estes, destaco a implantação do programa  “Abdonense Saudável”, enfocando fortemente a adoção de ações para saúde preventiva, prioritariamente, e curativa.
Quanto a infraestrutura, faz -se necessário a imediata implantação da rede de saneamento básico, mapeamento e readequação da rede de distribuição de água potável e drenagem pluvial, para posteriormente pavimentar e reurbanizar a cidade.
 A habitação será contemplada por meio do programa “Morar com Dignidade”, onde os investimentos serão de duas maneiras, uma voltada para a população urbana e outra destinada a atender a população rural, pois morar com dignidade não é apenas ter um teto, mas também ter condições para fomentar renda para as pessoas que estão sob ele.
 
Correio dos Lagos – Abdon Batista, assim como os demais municípios da região, sobrevive da agricultura. Como está esse setor e quais as suas propostas para os agricultores?

Lucimar - A agricultura é volátil e depende muito de circunstâncias que extrapolam a vontade humana, entretanto, em Abdon Batista devido a sua estrutura fundiária, pretende-se intensificar o programa de diversificação da pequena propriedade, incluindo novas atividades e potencializando as existentes. Os agricultores nos dão sustentação econômica, vão merecer atenção especial da administração através de ações específicas e bem definidas.
 
Correio dos Lagos – Como o senhor avalia a vinda da Usina Garibaldi para o município de Abdon Batista?
 
Lucimar - O empreendimento ainda está acontecendo, e qualquer afirmação definitiva poderia ser uma incoerência, entretanto, hoje avalio sob duas óticas: a primeira numa visão social, com cautela, uma vez que atinge diretamente a vida de parte dos abdonenses, situação que causa expectativa e apreensão. A segunda, sob um viés econômico, é positiva, pois está incrementando sensivelmente a economia local, bem como as receitas municipais. 
 
Correio dos Lagos – Com a criação do CEDUP muitos jovens virão para Abdon em busca de conhecimento. O que fazer para manter os jovens abdonenses no município?
 
Lucimar - O CEDUP será um referencial para a educação profissionalizante desta região. Tenho convicção de que será um espaço ímpar para o jovem qualificar-se. 
E não somente ele, mas qualquer abdonense, somente se fixará em Abdon se efetivamente houver a criação de condições ideais para aqui morar, estudar, ter qualidade de vida e consequentemente sentir-se bem e feliz.
 
Correio dos Lagos – O senhor tem projetos para a economia do município, no incentivo e busca de novos empreendimentos que visem emprego e melhor qualidade de vida para a população?
 
Lucimar - Uma administração eficiente não pode limitar-se em conceber que o emprego, embora importante e necessário, seja a única fonte de sobrevivência e prosperidade para seu povo, mas sim a geração de renda, que pode advir de muitas fontes diferentes. Abdon Batista é exuberante em recursos naturais e humanos, é nosso grande patrimônio. Este binômio aliado às nossas peculiaridades serão as molas propulsoras para se atrair novas possibilidades de geração de renda para nossa gente.
 
Correio dos Lagos – Na sua opinião, o que falta em Abdon Batista?

Lucimar -A resposta não pode ser taxativa. Cada estágio do desenvolvimento de Abdon Batista necessitará de uma postura da Administração Pública. As deficiências e faltas estão sendo supridas desde 1990, e perdurarão pelas futuras administrações. Pretendo dedicar-me diuturnamente para implementar um cenário diferente, que está sendo apresentado através do Plano de Governo da coligação TODOS POR ABDON.
 
Correio dos Lagos – A sua equipe será técnica ou formada por políticos? E qual  o seu primeiro ato como prefeito?

Lucimar - A equipe será eclética, formada com pessoas que tenham o perfil de cada cargo. 
O primeiro ato será instituir em frente ao paço municipal o painel da transparência.
Entrevista com prefeito Roberto Marin Anterior

Entrevista com prefeito Roberto Marin

Conselheiros tutelares em formação continuada Próximo

Conselheiros tutelares em formação continuada

Deixe seu comentário