Ivandro Birck, 39 anos, agropecuarista. Casado com Patrícia Teixeira Birck, com quem tem um filho, Vinicius Teixeira Birck. Militante do PMDB desde 2003, tem como vice-prefeito Delmar Antônio Jaguszewski do PT. O partido é coligado com PMDB, PT, PDT, PSB e PTB e tem como lema ?Unidos Por Pinhal da Serra?.
Correio dos Lagos – Pinhal da Serra é um município novo, porém com grande crescimento econômico. Em sua opinião o que está faltando?
Ivandro- A principal dificuldade para alavancar o crescimento econômico de Pinhal da Serra é o acesso via RS 456. Porém, graças a nossa articulação política junto ao governo do Estado, já tivemos a confirmação do início da obra até o final do ano, com vias de acesso asfaltadas, o que com certeza impulsionará a economia do Município.
Correio dos Lagos – Qual o principal objetivo de um candidato que quer chegar a reeleição?
Ivandro- Nosso objetivo continua sendo MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA de nossa população, através de ações que consolidem as inúmeras conquistas que já implantamos em nossa administração. Nós, com uma equipe de trabalho afinada e com o apoio da população, conseguimos fazer muito nesses quatro anos. Mudamos o Município e mudamos para melhor. Mas queremos continuar com essas mudanças, aproximando o nosso povo da Administração, criando ferramentas que permitam que as pessoas participem das decisões que tomamos e das escolhas que fazemos.
Correio dos Lagos – Você manteve a mesma dupla tendo seu vice como candidato do PT, isso influencia em questões ligadas a recursos estaduais, tendo Tarso Genro que também é PT como governador?
Ivandro- Com certeza influencia termos na majoritária nosso candidato a vice prefeito do partido dos trabalhadores. Claro que isso influencia também a nível federal, pois fomos agraciados nestes últimos meses, com recursos para construção de um núcleo de esporte recreativo no Assentamento Nova Esmeralda, bem como recursos para construção da creche, academia de saúde e para programas de habitação. Queremos também dizer que é muito importante o apoio dos demais partidos que compõe a coligação, como o PDT, PSB e PTB , pois unidos poderemos fazer mais pela nossa comunidade.
Correio dos Lagos – Pinhal da Serra tem parte da população no interior. O que fazer para manter as famílias no meio rural, garantindo qualidade de vida?
Ivandro- Nós já construímos mais de cem casas no interior do Município e estão sendo liberados recursos para a construção de mais de 112 moradias. Temos orgulho de termos a maior parte de nossa população residindo na zona rural, de podermos manter o homem do campo no campo. Para isso, criamos vários programas na agricultura, a fim de melhorar a renda do nosso produtor rural e a sua qualidade de vida. Como exemplo citamos as horas-máquinas gratuitas da patrulha agrícola, cursos de capacitação na atividade agropecuária, criação do programa pró-pecuária de corte, que subsidia os juros e parte do capital para a aquisição de touros. Implantamos o programa balde cheio, que visa melhorar as técnicas relacionadas à produção de leite, buscamos implantar novas culturas na área de fruticultura. Destacamos também a ampliação de linhas do transporte escolar e da rede de abastecimento de água potável além do início da britagem de estradas. Isso tudo auxiliou ainda mais na permanência das famílias na zona rural.
Correio dos Lagos – O município, em parceria com a Emater, já criou vários pontos turísticos e que começam a ser visitados pela população. O que fazer para incentivar ainda mais esse setor?
Ivandro- Iremos buscar novos investimentos, pois com a liberação do uso do lago da UHE Barra Grande, bem como o seu entorno, haveremos de alavancar essa atividade, a fim de, até mesmo, podermos gerar renda para as pessoas e empresas que explorarem comercialmente essa atividade. Como primeiro passo para essa nova frente de trabalho, já criamos a Secretaria de Turismo, Cultura, Desporto e Lazer que terá a missão principal e essencial de buscar investidores externos que, em parceria com a sociedade civil organizada de Pinhal da Serra, tenham interesse em transformar nosso Município no maior pólo turístico da região, seja aproveitando os potenciais hídricos, históricos, arqueológicos ou qualquer outra beleza natural que tenhamos, incrementando ainda mais a nossa economia e gerando mais emprego, mais renda e melhor qualidade de vida para as nossas famílias.
Correio dos Lagos – A vinda da Usina Barra Grande impulsionou o crescimento do município. Pinhal da Serra, por ter em sua área de terra o empreendimento, recebe um valor maior de repasse dos royalties. O que isso significa para a economia do município?
Ivandro- Desde o início da obra da UHE Barra Grande, houve aumento da receita do Município, com a arrecadação do ISSQN. Após o término da obra, com a geração de energia, passamos a receber royaltes e ICMS, incrementando ainda mais a receita. Graças a isso, foi possível investir em obras de infraestrutura e o principal investimento nestes 04 anos foi o de valorizar o povo pinhalense, através da saúde e educação, pois foi possível a aplicação de percentuais a mais do exigido pela legislação. Com a boa relação existente com a BAESA, foi possível também a liberação de recursos do plano piloto, que beneficiou muitos pequenos produtores rurais, além de vários outros projetos dentre os quais destacamos a construção do prédio do conselho tutelar, academia ao ar livre, bem como destinação de recursos para as associações existentes no município e cooperativa. Com isso mostramos o nosso compromisso com a nossa gente.
Correio dos Lagos – O município esta investindo em um grande empreendimento que é a Granja Pinhal. Quais as vantagens que os munícipes terão com esse empreendimento?
Ivandro - O Município, através da Secretaria da Agricultura, conseguiu trazer uma empresa do ramo avícola para instalar-se em Pinhal da Serra. O Poder Público investiu cerca de um milhão de reais, e o investimento dos empreendedores é de mais de R$ 6 milhões. As vantagens para os munícipes será a geração de aproximadamente quarenta empregos diretos, além do aumento de ICMS, o que permitirá que façamos mais investimentos no Município. Além disso, uma das contrapartidas que a granja dará ao Município, será a destinação de 600 m³ de cama de aviário por dez anos, para que possamos destinar aos nossos produtores rurais, aumentando ainda mais a produtividade do campo. Em outras palavras, com esse investimento todos ganham, além de ser o início da atração para novos empreendimentos.
Correio dos Lagos – Nenhum setor exige mais ação do administrador público que a saúde. Como melhorar esse setor de forma prática, sem burocracia?
Ivandro- Nesta legislatura procuramos melhorar a saúde da população através de vários programas de auxílios como: aquisição de óculos, doação de fraldas geriátricas, auxílio odontológico, exames laboratoriais, exames de alta e média complexidade, auxílio para procedimentos cirúrgicos, subsídios de próteses dentárias e medicamentos. Adquirimos um veículo para a Serra dos Gregórios, bem como foi criada uma estrutura de saúde naquele local. Na unidade de saúde da sede, todos os veículos são novos, o que permite o transporte de pessoas que necessitam de atendimento médico em outros centros, com segurança e conforto. Com isso tudo, proporcionamos um tratamento igualitário a toda a população. Sabemos que ainda existem algumas dificuldades, mas gradativamente conseguiremos resolver. Queremos, na próxima gestão, melhorar a estrutura do posto de saúde da Serra dos Gregórios, e ainda este ano, na sede, queremos ampliar a estrutura, facilitando e melhorando o atendimento anossa comunidade.
Correio dos Lagos – Como criar atrativos no município para que os jovens permaneçam tanto no interior como na cidade e não deixem Pinhal da Serra?
Ivandro- Os Municípios do interior tem dificuldade em manter os seus jovens, pois essa geração busca constantemente algo novo. Procuramos realizar algumas atividades abertas aos jovens, como aulas de música, banda municipal, danças diversas. Criamos um programa de auxílio financeiro aos jovens de cursos técnicos em agropecuária, para que ao final deste os mesmos retornem ao Município, aqui trabalhando. Ampliamos o transporte gratuito universitário com a criação de linhas para universidades de Lages e Anita Garibaldi, além de incentivarmos a criação de novos empregos, como no empreendimento “Granja Pinhal”. Temos também, já em andamento, a implantação do projeto “Cidade Digital”, o que seria um atrativo a mais para os nossos jovens hoje tão ligados ao mundo digital.
Correio dos Lagos – Se eleito, qual a sua primeira providência quando reassumir a prefeitura?
Ivandro- Vou agradecer ao povo pinhalense pela confiança novamente depositada a mim, reelegendo-me como prefeito. Estarei satisfeito, por saber que poderei dar continuidade aos projetos que visam a melhoria da qualidade de vida de nossa população. Estarei em constante busca de recursos para realizar bons e novos projetos a fim de desenvolver ainda mais Pinhal da Serra. Também queremos avaliar toda a estrutura administrativa, a fim de melhor adequação para que possamos iniciar nosso próximo mandato com mais firmeza. Queremos fazer mais e melhor, porque Pinhal da Serra ainda é uma pequena cidade, mas é o melhor lugar para se viver.
Deixe seu comentário