família Zanoni, três gerações de marceneiros
A profissão de Marceneiro surgiu há muitos anos e segundo estudos ela evoluiu da carpintaria. O grande objetivo dessa profissão é transformar a madeira em objetos úteis no dia a dia e objetos decorativos. Na região dos lagos essa profissão é bastante valorizada e na maioria das vezes passada de pai para filho, como apresentamos nesta edição a família Zanoni.
Em entrevista o pai Antônio Rogério Zanoni (Toninho), 56 anos e o filho Marcelo Rodrigo Zanoni, 25 anos, contam um pouco dessa história que começou com o bisavô do Toninho como é conhecido.
Correio dos Lagos – Como a profissão começou?
Antonio Rogério Zanoni – O meu bisavô e meu avô eram escultores, já trabalhavam com a madeira bruta há muitos anos. Depois meu pai, José Afonso Zanoni, mais conhecido por Seu Zanoni, que hoje tem 83 anos, aprendeu a profissão de carpinteiro e marceneiro. Tudo surgiu da necessidade de ter uma profissão e também seguindo os passos dos antepassados.
Correio dos Lagos – Por quantos anos seu pai trabalhou com marcenaria?
Toninho – O pai trabalhou por mais de cinquenta anos na fabricação de móveis, antes ele exercia a profissão de carpinteiro.
Correio dos Lagos – Quando você passou a aprender a profissão de seu pai?
Toninho – Desde os dez anos de idade já ajudava o pai, naquela época não tinha as mordomias de hoje. O pai já tinha toda a estrutura montada e desde pequeno já comecei a ajudar.
Correio dos Lagos – O que era mais fabricado na época?
Toninho - Fabricávamos todos os tipos de móveis e o mais interessante que a matéria prima era a madeira bruta, nativa da região e a gente fazia toda a preparação dessa madeira. Mais tarde vieram outros materiais que facilitou um pouco o trabalho.
Correio dos Lagos – Como era a comercialização na época, tinha muitos clientes?
Toninho – Na década de setenta, em que a população chegava a 23 mil habitantes, a venda era feita para os funcionário da Novo Sul, uma grande empresa madeireira da época, e também para o pessoal da colônia. Naquela época não tinha lojas, todos os móveis eram feitos pelas marcenarias. As vendas eram feitas na região.
Correio dos Lagos – Quais eram as dificuldades enfrentadas?
Toninho – Tinha mais mão de obra, hoje tudo está mais fácil. A dificuldade que a gente enfrentava era referente a energia, a gente usava motor a diesel para tocar a marcenaria do pai. Outra dificuldade era o transporte, mas com o passar do tempo as coisas foram melhorando, veio a eletricidade, os meios de transporte e os meios de comunicação.
Correio dos Lagos – Outros filhos seguiram os passos do pai?
Toninho – Não, só eu segui a profissão.
Correio dos Lagos – Para dar continuidade o filho também ingressou na profissão. Desde que idade você trabalha?
Marcelo – Comecei com doze anos, sempre seguindo os passos do pai.
Correio dos Lagos – Hoje com a tecnologia tudo é mais fácil, vocês buscam aperfeiçoamentos e acompanham as tendências?
Marcelo – Sim. O maquinário é mais aperfeiçoado e auxilia muito nos trabalhos e sempre estamos participando de feiras e cursos.
Correio dos Lagos – Hoje, há o fácil acesso às lojas. Os produtos vendidos nelas atrapalham os negócios?
Marcelo - Não atrapalha, pois tem diferença no material e aqui a gente faz conforme o gosto do cliente. A procura vem aumentando tanto que atendemos todo o estado de Santa Catarina, como também os municípios do Rio Grande do Sul e trabalhamos com todos os tipos de móveis desde cozinhas, quartos, salas, banheiros e móveis para escritórios.
Correio dos Lagos – Pensou em seguir outra profissão?
Marcelo – Nunca, sempre gostei disso e a intenção é que meus filhos um dia sigam a profissão também.
Correio dos Lagos – Tem algum ensinamento do avô que você segue?
Marcelo – O vô sempre me ensinou que temos que ter honestidade, sempre focar no trabalho e ser honesto.
A empresa Toninho Móveis parabeniza a todos os carpinteiros e marceneiros do município pelo seu dia e agradece a Deus pela profissão e o bom ensinamento dos pais e avôs que também exerceram a mesma profissão.
E empresa Toninho Móveis atua em Anita Garibaldi e atende toda a região com móveis de qualidade e bom preço.
Deixe seu comentário